Compartilhe este texto

Duas advogadas na disputa pela prefeitura de Manaus?


Por Elizabeth Menezes

23/05/2024 21h26 — em
Ombudsman



Até o dia 5 de agosto, quando termina o prazo para as convenções partidárias, quem pretende disputar mandato na eleição de outubro é pré-candidato ou pré-candidata. No caso de Manaus, a disputa pela cadeira do atual prefeito, David Almeida (Avante), é mais acirrada e comentada, até pelo fato de ele próprio querer o segundo mandato. Até agora, homens formam a maioria de pré-candidatos à prefeitura de Manaus, que até hoje não elegeu nenhuma mulher para o cargo. Mas, neste momento, duas mulheres tiveram os nomes lançados: Maria do Carmo Seffair (Novo) e Natália Demes (PSOL). Ambas são advogadas. O nome de Natália foi aprovado em conferência do partido, no dia 18 deste mês, e anunciado na segunda-feira 20. 

No site do PSOL, Natália é assim apresentada: “Natália é mãe, advogada, feminista, ativista pelos Direitos Humanos, diretora da Associação Humaniza Coletivo Feminista, Conselheira Municipal dos Direitos da Mulher e membra da Comissão de Direito Ambiental da OAB/AM”. Já no site do partido Novo, pode-se ler o seguinte: “A Professora Maria do Carmo Seffair Lins de Albuquerque, de 64 anos, é empresária, contadora, advogada, educadora, e agora, pré-candidata a prefeita de Manaus pelo NOVO”. No caso de Natália, há uma questão a ser resolvida, uma vez que o seu partido integra a federação Rede/Psol. Portanto, seu nome precisa ser aprovado pela federação.  

Sendo o mais recente nome divulgado para a corrida eleitoral deste ano, o nome de Natália Demes deverá aparecer nas próximas pesquisas. Até aqui, os primeiros colocados nesse tipo de levantamento entre eleitores são o prefeito Davi Almeida e o deputado federal Amom Mandel (Cidadania). Por outro lado, nesses últimos meses em que os nomes de prováveis candidatos à prefeitura começaram a ser especulados, pelo menos outras duas mulheres pensaram em concorrer: a defensora pública Carol Braz e a secretária nacional de Mulheres do PT, Anne Moura. No início deste mês, Carol Braz, ex-PDT e agora no MDB, teve o nome lançado para a CMM (Câmara Municipal de Manaus). O mesmo decidiu Anne Moura, que também optou por tentar um mandato de vereadora. É um processo normal e até as convenções podem acontecer mudanças, novas candidaturas, troca de candidatos, aparecimento e até “sumiço” de nomes hoje postos na disputa.

“SAIBA QUEM É”

Ao divulgar a pré-candidatura de Natália, este portal o fez com a seguinte manchete: “PSOL define Natália Demes como pré-candidata à prefeitura de Manaus; saiba quem é”. O texto informa que a “advogada e presidente do diretório municipal da sigla” foi escolhida em conferência, que o PSOL tinha os nomes do também advogado Marcelo Amil e do locutor Thomas Barbosa. Completa a notícia citando os nomes dos demais pré-candidatos: Amom Mandel (Cidadania), Davi Almeida (Avante), Maria do Carmo (Novo), Alberto Neto (PL), Marcelo Ramos (PT), Roberto Cidade (União Brasil) e Wilker Barreto (Mobiliza). Mas faltou responder a uma parte da manchete, sobre “quem é” a candidata do PSOL, um partido considerado de “extrema esquerda”. 

Ao perguntar ao Google “qual é a ideologia do PSOL?”, eis a resposta: “O espectro político do PSOL é definido como de esquerda à extrema-esquerda. Defendendo o socialismo democrático, é considerado um partido de esquerda ampla, pois, não funcionando por centralismo democrático, agrega diversas correntes internas desde reformistas até revolucionárias”. Verifica-se, portanto, que de todos os partidos até aqui representados para a disputa da prefeitura de Manaus, nenhum entra nessa definição. Agora mesmo, de acordo com o noticiário local, o PSOL descarta aliança com Marcelo Ramos (recém-filiado ao PT), por considerá-lo “um político de direita”. 

Em resumo: leitores e eleitores têm direito de conhecer bem  todos os candidatos, a ideologia dos respectivos partidos, o que planejam fazer caso sejam eleitos.  E Natália, certamente, tem muito o que responder em boas reportagens. Não basta aos leitores e eleitores apenas as informações do site do PSOL. É essencial ir muito além de declarações aqui e ali. 

Afinal, quem é mesmo Natália Demes?

Siga-nos no
Elizabeth Menezes, jornalista formada pela Ufam (Universidade Federal do Amazonas), repórter em jornais de Manaus, a exemplo de A Notícia, A Crítica e Amazonas em Tempo. Também trabalhou na assessoria de Comunicação da Assembleia Legislativa.

E-mail: [email protected]

ASSUNTOS: Ombudsman

+ Ombudsman