Compartilhe este texto

Quando a mídia digital quer passar para “o outro lado”


Por Elizabeth Menezes

14/05/2024 19h47 — em
Ombudsman



Não só de pretendentes ao cargo de prefeito vive uma eleição municipal, mas também de candidatos a um mandato de vereador. No caso de Manaus, a Câmara é composta de 41 parlamentares e a disputa por uma cadeira não é fácil. Afinal, além daqueles que conquistaram uma vaga e não querem perdê-la, há muita gente de fora querendo entrar. Um exemplo: nos últimos dias, teve ampla divulgação a pré-candidatura de Marcelo Generoso (PSD), dono de um portal de notícias do mesmo nome. Segundo o que foi publicado, Generoso já disputou eleições anteriores, mas dessa vez conta com o apoio do senador Omar Aziz, do seu partido. E também do prefeito David Almeida (Avante). Nas páginas de suas redes sociais, Generoso publicou fotos com Omar Aziz. 

“Pré-candidato com apoio do senador Omar Aziz”, lê-se na sua página no Facebook, onde consta que ele tem 4,9 mil amigos. No Instagran,  Generoso aparece posando ao lado do governador Wilson Lima (União Brasil) e do prefeito David Almeida, além de outras autoridades. No espaço, também é informado a pré-candidatura: “Pré-candidatura de Marcelo Generoso repercute no Amazonas”, diz um texto, com recortes de notícias divulgadas por vários veículos de comunicação. De fato, vários portais publicaram a informação, inclusive o próprio Portal do Generoso, que saiu com a seguinte manchete: “Marcelo Generoso vai disputar vaga na CMM pelo PSD e conta com apoio de Omar Aziz”. A coluna pinçou algumas manchetes. 

Portal do Holanda: “Marcelo Generoso vai disputar vaga na CMM”. Portal Tucumã: “Marcelo Generoso lança pré-candidatura à CMM com apoio de Omar Aziz”.  Portal do Mário Adolfo: “Marcelo Generoso vai disputar vaga na CMM pelo PSD”. Portal Foco no Fato: “Marcelo Generoso lança pré-candidatura à Câmara Municipal de Manaus com o apoio do PSD”. Portaldonorte.com.br: “Marcelo Generoso lança pré-candidatura à CMM”.  Portal Manaus Alerta: “Marcelo Generoso lança pré-candidatura à Câmara Municipal com o apoio do PSD”. Portal BNC Amazonas: “Dono de site, Generoso se lança pré-candidato a vereador de Manaus”. Portal CM7brasil: “Marcelo Generoso anuncia pré-candidatura à Câmara Municipal de Manaus”. 

ANTES, FALTOU RECURSO E TEMPO DE TV

Ao noticiar a pré-candidatura do empresário de comunicação, este portal citou a experiência de ele ter sido candidato a vereador, deputado estadual e federal, porém enfrentou “desafios por falta de recurso e tempo de televisão”. Agora, conta com apoio do senador Omar Aziz, com quem teve uma reunião na sexta-feira 10, “para discutir estratégias e alinhamento para o pleito”. Conforme o texto, “esse apoio político é significativo e demonstra confiança de líderes do PSD em sua capacidade de representar a cidade de Manaus”. Parte da biografia de Marcelo Generoso é mencionada neste e em outros portais, incluindo homenagens recebidas, a exemplo da Medalha da Ordem do Mérito Legislativo, da Aleam (Assembleia Legislativa do Amazonas) e Medalha Ouro Cidade de Manaus, da CBC (Câmara Brasileira de Cultura. 

Ao contrário das tentativas anteriores, agora Marcelo Generoso conta com apoio do prefeito, “além do respaldo de empresários, jornalistas e proprietários de blogs e portais”. Diz o próprio pré-candidato: “Tenho um forte apoio do partido, do senador Omar Aziz, do prefeito David Almeida, de empresários e jornalistas. Além disso, donos de blogs e portais acreditam que é importante ter um representante da mídia digital na Câmara Municipal de Manaus e isso me motivou a disputar uma vaga. O doutor Anuar Samad também me incentivou muito a sair pré-candidato.  Eu ia desistir da política e ele falou que eu tinha que sair e que iria me apoiar”, declarou, esclarecendo que não apenas é motivado a representar empresários da mídia digital, “mas a comunidade como um todo”.  

Marcelo Generoso é presidente da ANJD (Associação Nacional de Jornalismo Digital). Vários portais abriram, digamos, um generoso espaço para anunciar sua intenção de se tornar vereador de Manaus. A intenção ainda precisa ser confirmada na convenção partidária, parte obrigatória do “ritual”, mas sem a garantia de votos suficientes para a pretensão. No entanto, em caso de vitória nas urnas, será lícito indagar se estará nascendo uma “bancada blogueirista”? 

Até lá, de que forma profissionais da mídia digital, incluindo os do próprio Portal do Generoso, agirão em torno da candidatura de um deles? 

 Saber-se-á durante a campanha.

Siga-nos no
Elizabeth Menezes, jornalista formada pela Ufam (Universidade Federal do Amazonas), repórter em jornais de Manaus, a exemplo de A Notícia, A Crítica e Amazonas em Tempo. Também trabalhou na assessoria de Comunicação da Assembleia Legislativa.

E-mail: [email protected]

ASSUNTOS: Ombudsman

+ Ombudsman