Vereador Peixoto tem mandato cassado pelo TRE em Manaus; Isaac Tayah assume cargo
Manaus/AM - O vereador Antônio Peixoto (Agir), teve o mandato cassado pelo Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM), nesta terça-feira (19).
Peixoto foi acusado de ser beneficiado, durante as eleições de 2020, por fraude cometida por seu partido, o PTC, no preenchimento da cota de gênero, que consistia na apresentação de uma lista de candidatas mulheres que não estavam realmente concorrendo ao cargo, servindo apenas para preencher a cota exigida.
O caso foi julgado pelo TRE-AM na semana passada, quando Peixoto perdeu o mandato por uma votação de 5 a 1, em um plenário composto por sete membros.
O juiz eleitoral Fabrício Marques, relator do processo, inicialmente concedeu uma liminar para manter o vereador no cargo, a pedido de Peixoto. Porém, na madrugada de hoje, a defesa de Tayah reclamou à corregedoria do TRE-AM, e apontou irregularidades na decisão do magistrado, alegando que a liminar deveria ter sido submetida ao plenário, o que não aconteceu.
No julgamento do recurso, realizado no início da tarde de hoje, a corte eleitoral derrubou a liminar por uma votação de 5 a 0 e determinou que Peixoto fosse substituído por Isaac Tayah.
Clique para baixar arquivo
Veja também
ASSUNTOS: Manaus