Siga o Portal do Holanda

saúde do homem

Especialista responde dúvidas sobre dificuldade de urinar e necessidade urgente de fazer xixi

Publicado

em

Foto: Reprodução

Manaus/AM - A dificuldade em urinar pode ocorrer por uma série de motivos. As principais causas são as infecções urinárias, as alterações da próstata e  o uso de certos medicamentos. Contudo, a dificuldade de eliminar a urina pode ter origem em problemas neurológicos, cicatrizes, cirurgias ou ainda fatores psicológicos (síndrome da bexiga tímida), além do aumento da próstata.

A Hiperplasia Benigna da Próstata (HBP) é um problema que consiste no aumento prostático decorrente, dentre outros fatores, da ação hormonal e fluxo de sangue no órgão. Para tratar dessa anomalia, o procedimento da embolização das artérias prostáticas é mais uma ótima alternativa de tratamento.

O método funciona com um cateter que deposita microesferas de resina e impedem a chegada de sangue aos nódulos de hiperplasia. Desse modo, ocorre uma necrose coagulativa, uma espécie de infarto benigno na próstata e, em decorrência disso, a próstata torna-se mais macia e diminui de tamanho em torno de 30% a 40%.

Os resultados são muito satisfatórios. Segundo Dr. Francisco Cesar Carnevale, médico especialista em Radiologia Intervencionista do CRIEP (Carnevale Radiologia Intervencionista Ensino e Pesquisa), em mais de 300 pacientes tratados, a taxa de sucesso ficou entre 90 a 95%. Nos casos mais graves, em pacientes que estavam com sonda vesical, a taxa de sucesso foi de 90% na retirada da sonda.

Ele estima-se que metade dos homens idade, sofre hiperplasia benigna da próstata e um terço deles precisar de cirurgia. A próstata é uma glândula que os homens têm atrás da bexiga e circunda a uretra. Sua função é condicionar o sêmen.

De 20 ou 30 anos pode começar a crescer e gerar hiperplasia prostática benigna. De acordo com Serviço de Urologia do Hospital de Braga Cerca de 50% dos homens com mais de 50 anos têm sintomas sugestivos dessa doença. Um número que atingirá 80% dos homens com mais de 75 anos.

O principal fator de risco da próstata aumentada  é o envelhecimento, mas genética, diabetes, obesidade e tabagismo também podem contribuir para o aumento da próstata. Como o aumento da próstata pode causar transtornos urinários, a maioria dos sintomas estão relacionados a isso e começam silenciosos.

O homem pode suspeitar dessa doença caso tenha: dificuldade de urinar, fluxo urinário fraco, necessidade frequente ou urgente de fazer xixi, aumento da vontade de urinar durante a noite, entre outros.

A turma da direita vai prá rua, mas seu principal líder arregou

Para compartilhar esteconteúdo, utilize o link ou as ferramentas oferecidas na página. Textos, fotos, artes e vídeos do Portal do Holanda estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral.


Copyright © 2006-2019 Portal do Holanda.