Compartilhe este texto

Túmulo de Cleópatra e Marco Antonio continua desafiando arqueólogos

Por Portal Do Holanda

25/06/2021 16h39 — em
Curiosidades


Arte: Liminha / Portal do Holanda


Embora haja uma crença popular de que os dois foram enterrados no Templo de Osíris, construído por Ptolomeu II, que o fez de modo a ocultar as duas sepulturas, as dúvidas permanecem sem respostas.

Mesmo as descobertas em Taposiris Magna, sítio arqueológico no Egito, cuja exploração começou em 1998 e apenas 5% da região tenha sido pesquisada, não trouxeram ainda vestígios seguros.

Mas as diversas escavações vêm sendo feitas, com descobertas de partes importantes da cidade, revelando artefatos incríveis como moedas e muitos utensílios do Antigo Egito, deixados por romanos e bizantinos que podem indicar pistas importantes.

Arqueólogos chamam a atenção para algumas evidências, como o achado de um busto de Cleópatra, 22 moedas com a sua imagem, amuletos, uma estátua sem cabeça datada do reinado dela, assim como uma máscara de um homem com fenda no queixo, que possivelmente representa Marco Antônio.

Uma especialista na área, doutora em arqueologia, Kathleen Martinez, vem conduzindo as escavações nos últimos 14 anos e ela diz acreditar que está cada vez mais perto da localização do túmulo de Cleópatra.

A afirmação dela está baseada em achados como de uma enorme estátua de granito sem cabeça, provavelmente de um rei ptolomaico, que possivelmente pertencia a Ptolomeu IV.

Também houve o achado de duas múmias diferentes das demais. De acordo com o professor de egiptologia da Universidade de Liverpool, na Inglaterra, Glenn Godenho, o fato delas serem cobertas de folhas de ouro mostra que as duas teriam sido importantes membros da sociedade.

As descobertas já renderam até um documentário intitulado “A Caça ao Túmulo de Cleópatra” levantando as possibilidades, entre as quais essa do Egito.

Cleópatra e o seu amante Marco Antonio foram derrotados por Otaviano na Batalha de Alexandria, no ano de 30 a.C. Mas nunca foi possível afirmar se o casal foi assassinado ou cometeu suicídio, tornando-se um mistério que desafia os arqueólogos todos esses séculos.


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Curiosidades

+ Curiosidades