Em caso raro, Jacaré dá luz a par de filhotes albinos; veja foto

Por Portal do Holanda

02/09/2021 16h37 — em Curiosidades

Foto: Divulgação Wild Florida

O nascimento de um par de jacarés albinos nasceu em Wild Florida, em Kenansville, nos Estados Unidos e a imagem deles está viralizando pelas redes sociais.

Os répteis são filhotes de Snowflake, de 27 anos, e Blizzard, de 16 anos, a dupla que possui uma aparência única e pela segunda vez gera um par de bebês na mesma condição que eles.

De acordo com informações divulgadas pelo parque Wild Florida, ano passado o casal teve um par de bebês que são raros.

O termo albinismo se refere a uma condição caracterizada pela falta parcial ou total da pigmentação da pele, olhos, garras e cabelos (nos seres humanos).

O South Florida Sun-Sentinel divulgou um levantamento mostrando que o albinismo atinge cerca de 200 jacarés no mundo, anomalia que os predispõem não só a perigosas queimaduras do sol, mas também à ‘falta de camuflagem’, o que é uma desvantagem muito grave para a espécie.

O biólogo da vida selvagem, Joe Wasilewski, explica que os jacarés albinos são como “bengalas de doces”. Membro do grupo de especialistas em jacarés da União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN), ele diz que a cor os deixa altamente visíveis para os predadores, que podem ser pássaros, cobras e até mesmo jacarés maiores.

Em abril deste ano de 2020, os funcionários do zoológico coletaram 18 ovos da Snowflake, e colocaram em uma incubadora por 60 dias, mantendo-os em temperatura estável para aumentar as chances de sobrevivência.

Os jacarés albinos fazem parte de uma longa história na Flórida, Louisiana e outras fazendas de jacarés, onde ainda sofrem ameaças, pois em diversos estados são emitidas licenças para caçar e coletar ovos de jacarés na natureza, fiscalizando o controle da população desses répteis.

Na década de 1990, um coletor de ovos autorizado encontrou um ninho com vários jacarés sem pigmentação na pele e comprou os direitos de colheita do ninho para os anos posteriores onde os jacarés faziam ninhos na mesma área anualmente.


O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

+ Curiosidades