Compartilhe este texto

Caçadores de rinoceronte são mortos e comidos por leões na África do Sul

Por Portal Do Holanda

04/08/2021 15h52 — em
Curiosidades


Foto: Pixabay

A confirmação da morte de dois caçadores de rinocerontes, na reserva Sibuya, próxima da cidade de Kenton-on-Sea, no sudeste da África do Sul, causou espanto no ano de 2018, e o fato se repetiu em 2019, com outro caçador no Parque Nacional Kruger. Os três foram mortos e comidos por leões.

De acordo com a BBC, mesmo sendo considerada uma reserva de caça, onde alguns animais podem ser abatidos por caçadores regularizados, Sibuya alerta para os perigos da prática.

A conclusão sobre as mortes dos caçadores em Sibuya foi de guardas locais ao encontrar os restos mortais de seres humanos e três pares de sapato numa área habitada por leões, onde os caçadores haviam desaparecido.

Junto aos ossos, foram encontrados um rifle de alta potência e um machado, equipamentos usados para a ação contra os animais.

Da mesma forma, no Parque Nacional de Kruger, um caçador saiu, no dia 2 de abril de 2019, num grupo de cinco, para ir atrás de rinocerontes, mas não retornou.

Neste caso, a família pediu ajuda às autoridades do parque e guardas florestais foram à sua procura, tanto em expedições a pé quanto de avião.

Ao encontrar restos de um cadáver, eles concluíram que da mesma forma que em 2018, os leões devoraram esse caçador, deixando somente o crânio e suas calças. Durante a busca, os guardas acabaram por conseguir prender os outros caçadores.

CRÍTICAS E CELEBRAÇÃO

A notícia das mortes repercutiu nas redes sociais, alguns destacando com celebração a “vitória dos animais” e outros com críticas à iniciativa dos caçadores, que mesmo com essas tragédias, continuarão a ameaçar os animais, já em risco de extinção, devido à caça desenfreada para a retirada dos chifres.

Para salvar os rinocerontes, muitas vezes os funcionários da Reserva de Caça de Sibuya atiram nos caçadores ilegais. Há registros da morte de pelo menos 50 deles, enquanto apenas em 2017, mais de mil rinocerontes foram mortos em território sul-africano.

A morte de leões também é preocupante, pois eles também acabam mortos pelos caçadores.

De acordo com o noticiário local, a caça ilegal de rinocerontes vem crescendo no continente africano nos últimos anos, por conta do aumento da demanda pelos chifres dos animais em países asiáticos como a China.

Mesmo sem qualquer comprovação científica, a medicina tradicional asiática acredita que o uso do chifre de rinoceronte moído pode curar várias doenças. O chifre, segundo pesquisas científicas, é na verdade, composto de queratina, mesmo material das unhas e cabelos humanos.


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Curiosidades

+ Curiosidades