COP30: Na Amazônia, Shawn Mendes reforça apoio a povos indígenas: 'nunca me senti tão em casa'
Shawn Mendes, no Brasil desde o início de novembro, marcou presença na COP30 em Belém nesta sexta (14), onde acompanhou a ativista equatoriana Sumak Helena Gualinga em um evento paralelo. Antes, o cantor se encontrou com o cacique Raoni em Belém, momento em que o líder indígena pediu que ele continue levando ao mundo a mensagem de proteção às florestas e aos povos tradicionais, segundo o Greenpeace.
Nas redes sociais, o cantor canadense postou uma série de fotos e vídeos que mostram sua primeira visita à Amazônia e escreveu um texto emocionante na legenda:
"Tenho refletido sobre como meu relacionamento com povos indígenas ao longo dos últimos anos tem me ensinado tanto sobre amor, verdade, comunidade e natureza. Como a sabedoria é algo muito diferente do que conhecimento. Proteger e defender os direitos dos povos indígenas em todo o mundo está intrinsecamente ligado a proteger e defender a própria natureza. Aqui estão algumas fotos e vídeos da minha primeira visita à Amazônia… Não consigo nem expressar o quanto minha vida mudou durante e depois dessa visita. Senti como se tivesse recebido o presente de ver o mundo através de uma lente mais bela e conectada."
"Nunca me senti tão em casa comigo mesmo como naqueles dias sentado sob as estrelas e as árvores, ouvindo os sons da floresta.", continuou.
"Não sei muito, mas sei que, por muitas e muitas gerações, os povos indígenas têm se conectado e cuidado da Terra em que todos vivemos com tanto respeito e amor… e se estamos em busca de orientação sobre como proteger e restaurar nosso lar… os povos indígenas são a essência disso.", finalizou.
A passagem de Shawn pelo país incluiu visitas ao Rio de Janeiro, Bahia e Amazônia.
Veja também
ASSUNTOS: COP30, Famosos & TV