Chanceler alemão reitera investimento de € 1 bilhão no TFFF em conversa com Lula
O presidente Lula teve uma reunião neste sábado (22) com o chanceler da Alemanha, Friedrich Merz, à margem da reunião do G20 em Joanesburgo, na África do Sul. O presidente confirmou sua viagem a Hannover, em abril do próximo ano, para participar da abertura da maior feira de tecnologia industrial do mundo, que terá o Brasil como país parceiro.
Lula aproveitou a oportunidade para convidar Merz a realizar visita de Estado ao Brasil. O líder alemão reiterou seu apoio à iniciativa brasileira de criação do Fundo Florestas Tropicais para Sempre (TFFF), quando mencionou o investimento de 1 bilhão de euros no fundo lançado durante a COP 30, em Belém. Na agenda bilateral, Lula e Merz concordaram em fortalecer a relação comercial, social, cultural e tecnológica entre os dois países.
“Feliz ao deixar Belém” - Um caso envolvendo Merz repercutiu após sua fala sobre Belém provocar polêmica entre autoridades brasileiras e moradores da região Norte. Ele afirmou, durante um evento empresarial na Alemanha, que ficou “feliz ao deixar Belém” após participar da 30ª Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas (COP30), no Pará.
"Senhoras e senhores, nós vivemos em um dos países mais bonitos do mundo. Perguntei a alguns jornalistas que estiveram comigo no Brasil na semana passada: 'Quem de vocês gostaria de ficar aqui?' Ninguém levantou a mão. Todos ficaram contentes por termos retornado à Alemanha, na noite de sexta para sábado, especialmente daquele lugar onde estávamos.", disse.
A fala foi criticada pelo governador do Pará, Helder Barbalho, e pelo prefeito de Belém, Igor Normando, que consideraram a fala “preconceituosa e arrogante”. Posteriormente o governo alemão afirmou que o chanceler não iria se desculpar, e que a fala teria sido “tirada de contexto”
Veja também
ASSUNTOS: COP30, Brasil