Saiba onde será a pré-conferência da COP31
Em um arranjo diplomático sem precedentes, a próxima Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima, a COP31, terá suas responsabilidades divididas. A formalização do acordo ocorreu nesta sexta-feira, dia 21, encerrando o impasse sobre a sede do evento de 2026.
A Turquia será a nação anfitriã e assumirá a presidência da conferência. Por outro lado, a Austrália será responsável por conduzir as negociações climáticas durante a cúpula, um posto de grande influência na busca por consensos globais.
Como parte do acordo, a pré-COP – o evento preparatório que antecede em poucas semanas a conferência principal e serve de termômetro para as tratativas – será sediada em uma ilha do Pacífico, cujo país específico ainda será definido.
Este ponto do entendimento é crucial, pois acomoda as preocupações das pequenas nações insulares, que estão em processo de perda de território devido ao aumento do nível do mar e ao aquecimento global. A pré-COP servirá para dar maior agilidade à agenda e amplificar o debate sobre os impactos diretos da crise climática nesta região vulnerável.
ASSUNTOS: COP30