Secretarias de Saúde de estados já apontam falta de 'Kit intubação'

Secretarias de Saúde de vários estados do Brasil já começam a sentir falta de insumos em hospitais, e o que vem causando maior preocupação, é o baixo estoque de “kit intubação”, que tem, entre outros itens, remédios para anestesia, sedação e relaxamento muscular.
Segundo um site Globo, alguns estados já sinalizam que o estoques pode acabar nos próximos 20 dias, como é o caso do Pará, onde 12 hospitais da rede estadual só têm estoque para mais 15 dias; No Paraná, os bloqueadores neuromusculares são suficientes para apenas dois dias; sedativos e analgésicos só para mais uma semana. Santa Catarina e Distrito Federal também estão na lista onde deve haver desabastecimento nos próximos dias.
O Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems), calcula que as reservas atuais durem só 20 dias e pede que o Ministério da Saúde garanta com a indústria a continuidade do fornecimento.
Segundo fontes ouvidas pelo Jornal Nacional, representantes dos laboratórios já disseram ao governo que não dão conta de atender a demanda em curto prazo e sugeriram que o ministério importe esses remédios.

ASSUNTOS: Brasil