Compartilhe este texto

Secretarias de Saúde de estados já apontam falta de 'Kit intubação'

Por Portal do Holanda

17/03/2021 21h55 — em
Brasil


Foto: Ricardo Giusti

Secretarias de Saúde de vários estados do Brasil já começam a sentir falta de insumos em hospitais, e o que vem causando maior preocupação, é o baixo estoque de “kit intubação”, que tem, entre outros itens, remédios para anestesia, sedação e relaxamento muscular.

Segundo um site Globo, alguns estados já sinalizam que o estoques pode acabar nos próximos 20 dias, como é o caso do Pará, onde 12 hospitais da rede estadual só têm estoque para mais 15 dias; No Paraná, os bloqueadores neuromusculares são suficientes para apenas dois dias; sedativos e analgésicos só para mais uma semana. Santa Catarina e Distrito Federal também estão na lista onde deve haver desabastecimento nos próximos dias.

O Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems), calcula que as reservas atuais durem só 20 dias e pede que o Ministério da Saúde garanta com a indústria a continuidade do fornecimento.

Segundo fontes ouvidas pelo Jornal Nacional, representantes dos laboratórios já disseram ao governo que não dão conta de atender a demanda em curto prazo e sugeriram que o ministério importe esses remédios. 



O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Brasil

+ Brasil