Compartilhe este texto

PIS/Pasep 2026: pagamentos começam este mês

Por Portal Do Holanda

01/02/2026 22h10 — em
Brasil


Foto: Agência Brasil

O Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) inicia em fevereiro o cronograma de pagamentos do abono salarial PIS/Pasep para o ano de 2026. A medida, aprovada pelo Conselho Deliberativo do Fundo de Amparo ao Trabalhador (Codefat), deve injetar recursos na economia de 26,9 milhões de brasileiros que atuam nos setores público e privado.

O calendário de liberações foi organizado de forma escalonada, levando em conta o mês de nascimento do beneficiário. Como o dia 15 de fevereiro — data prevista para o início dos depósitos — cai em um domingo, os nascidos em janeiro terão o valor creditado em conta no primeiro dia útil seguinte, 16 de fevereiro.

Datas de liberação por mês de nascimento

O fluxo de pagamentos se estende até o segundo semestre, seguindo a ordem abaixo:

Janeiro: Recebem a partir de 16 de fevereiro.

Fevereiro: Recebem a partir de 16 de março.

Março e Abril: Recebem a partir de 15 de abril.

Maio e Junho: Recebem a partir de 15 de maio.

Julho e Agosto: Recebem a partir de 15 de junho.

Setembro e Outubro: Recebem a partir de 15 de julho.

Novembro e Dezembro: Recebem a partir de 15 de agosto.

Prazo final e canais de consulta

É importante ressaltar que o prazo final para o saque de qualquer um dos lotes é o dia 29 de dezembro de 2026, encerramento do calendário bancário do ano. Caso o trabalhador perca essa data, o dinheiro retorna ao Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT), embora ainda possa ser recuperado por meio de solicitação legal em um prazo de até cinco anos.

Para verificar a elegibilidade e os valores, o cidadão pode utilizar o aplicativo Carteira de Trabalho Digital, acessando a seção de "Benefícios". Outras opções incluem o Portal Gov.br e o telefone 158 (Alô Trabalho) para dúvidas diretas com o Ministério.


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Brasil

+ Brasil