Lula diz querer Haddad candidato em 2026, mas decisão cabe ao ministro
BRASÍLIA, 18 Dez (Reuters) - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse nesta quinta-feira que quer que o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, seja candidato na eleição de 2026, ao mesmo tempo que afirmou que a decisão caberá a Haddad.
"O Haddad tem maioridade e tem biografia para decidir o que ele quer fazer. Se você perguntar para mim se eu gostaria que ele fosse (candidato), eu gostaria que ele fosse. Eu não sei, eu preciso perguntar para ele", disse Lula em entrevista coletiva em Brasília.
Lula foi questionado ainda se manterá o ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, como vice em sua chapa no ano que vem, e disse que ainda teria que conversar com ele para saber de suas intenções.
Ao mesmo tempo, Lula disse ser importante para seu campo político ter candidatos fortes tanto ao governo de São Paulo -- que Alckmin já comandou por mais de uma vez e que Haddad disputou em 2022 -- quanto para uma cadeira ao Senado pelo Estado.
Na entrevista, Lula disse ainda ter uma boa relação tanto com o presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP) -- a quem chamou de "amigo" --, quanto com o presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB).
(Reportagem de Lisandra Paraguassu)
ASSUNTOS: Brasil