Governo busca diálogo com EUA para proteger setores do tarifaço de Trump
O vice-presidente e ministro Geraldo Alckmin afirmou neste sábado (9) que a prioridade do governo federal é o diálogo com os Estados Unidos para resolver a questão das tarifas impostas por Donald Trump, e não a retaliação. Durante um evento em Guaratinguetá (SP), Alckmin classificou as tarifas como "extremamente injustas".
Ele confirmou que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva anunciará na próxima semana um pacote de ajuda aos setores brasileiros mais afetados pelas medidas norte-americanas. "Lula deve anunciar um pacote de medidas mitigatórias, ou seja, apoiar as empresas. Quais empresas? Aquelas que exportam mais para os Estados Unidos e que foram afetadas", explicou. A estratégia do governo é tentar ampliar o número de setores que serão excluídos das novas tarifas.
Vendas de veículos aumentam após isenção de IPI
Alckmin também comemorou o crescimento de 15,7% nas vendas de veículos sustentáveis, após o governo ter anunciado no mês passado a isenção do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) para o setor. Para o vice-presidente, a medida gera um "ciclo positivo" ao estimular a indústria e ajudar a população a comprar carros mais baratos.
ASSUNTOS: Brasil