EUA cancelam vistos da esposa e da filha de ministro Alexandre Padilha
O governo dos Estados Unidos cancelou os vistos da esposa e da filha de 10 anos do ministro da Saúde, Alexandre Padilha. As notificações foram enviadas nesta sexta-feira (15) pelo consulado americano em São Paulo. Padilha não foi afetado pela medida, já que seu visto havia vencido em 2024.
A decisão acontece na mesma semana em que autoridades brasileiras ligadas ao programa Mais Médicos, como Mozart Sales e Alberto Kleiman, também tiveram seus vistos revogados. A medida é entendida como parte de uma série de sanções impostas pelos EUA contra integrantes do programa.
Segundo o Departamento de Estado americano, o Mais Médicos teria explorado profissionais cubanos e beneficiado o regime de Cuba, com apoio de autoridades brasileiras e da Organização Pan-Americana da Saúde. As críticas refletem uma avaliação política e humanitária sobre a atuação do programa nos últimos anos.
Até o momento, não há informações sobre possíveis medidas do governo brasileiro para contestar a revogação dos vistos. O caso segue em monitoramento, e interlocutores do Planalto acompanham a situação junto à embaixada americana.
ASSUNTOS: Brasil