Embaixada dos EUA manda recado a brasileiras que vão ao país dar à luz
A Embaixada dos Estados Unidos no Brasil divulgou nesta quinta-feira (14) um alerta direcionado a mulheres grávidas brasileiras que planejam viajar ao país apenas para ter filhos e garantir a eles a cidadania americana.
Em vídeo publicado no X (antigo Twitter), a representação informou que essa prática, conhecida como “turismo de nascimento”, não é permitida e pode resultar na negativa do visto. “Viajar para os EUA com o principal objetivo de dar à luz para que seu filho obtenha cidadania americana não é permitido. Oficiais consulares vão negar o seu pedido de visto caso haja indícios de que essa é a sua intenção”, afirmou a postagem.
A medida reforça ações anti-imigração do governo Donald Trump, que busca restringir a cidadania por nascimento, direito previsto na 14ª Emenda da Constituição americana. Hoje, cerca de 30 países, incluindo Canadá e México, adotam o princípio do “direito do solo”.
A prática é comum entre brasileiras, inclusive entre famosas que já viajaram ao país para que seus filhos tivessem cidadania americana. Entre as mamães que fizeram isso estão Luciana Gimenez, Claudia Leitte, Ludmilla, Simone Mendes e mais
Veja também
ASSUNTOS: Mundo