Compartilhe este texto

EUA emitem licença que facilita exploração e produção de petróleo e gás na Venezuela

Por Reuters

10/02/2026 20h12 — em
Mundo



Por Marianna Parraga

10 Fev (Reuters) - O Departamento do Tesouro dos EUA emitiu nesta terça-feira uma licença geral para facilitar a exploração e produção de petróleo e gás na Venezuela, uma medida há muito esperada que poderá ajudar a aumentar a produção no país.

Washington relaxou as sanções contra o setor energético da Venezuela desde que as forças norte-americanas capturaram o presidente Nicolás Maduro no início de janeiro. Anteriormente, concedeu várias licenças gerais para facilitar as exportações, o armazenamento, as importações e as vendas de petróleo da Venezuela.

As empresas petrolíferas precisam de autorização dos EUA para usar equipamentos especializados na Venezuela e importar plataformas necessárias para expandir a produção de petróleo do país, atualmente em quase 1 milhão de barris por dia. A Administração de Informação Energética dos EUA disse nesta terça-feira que a produção de petróleo bruto da Venezuela pode ter um aumento de até 20% nos próximos meses.

A nova licença geral autoriza o fornecimento de bens, tecnologia, software ou serviços dos EUA para a exploração, desenvolvimento ou produção de petróleo e gás na Venezuela.

A licença determina que qualquer contrato para as transações autorizadas a ser assinado com o governo da Venezuela ou com a empresa estatal de energia PDVSA deve seguir as leis dos EUA, com disputas a serem resolvidas nos Estados Unidos. Os pagamentos a qualquer entidade sancionada devem ser feitos em um fundo supervisionado pelos EUA.

A licença não autoriza “a formação de novas joint ventures ou outras entidades na Venezuela para explorar ou produzir petróleo ou gás”.

Transações para manter operações de petróleo ou gás, incluindo reparos de equipamentos para exploração ou produção, foram autorizadas.


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Mundo

+ Mundo