Compartilhe este texto

Forças Armadas dos EUA se preparam para operações no Irã que podem durar semanas

Por Reuters

13/02/2026 20h08 — em
Mundo



Por Phil Stewart e Idrees Ali

WASHINGTON, 13 Fev (Reuters) - As Forças Armadas dos Estados Unidos estão se preparando para a possibilidade de operações prolongadas, com duração de semanas, contra o Irã, caso o presidente Donald Trump ordene um ataque, disseram duas autoridades norte-americanas à Reuters, em um conflito entre os dois países que pode se tornar muito mais grave do que os anteriores.

A revelação feita pelas autoridades, que falaram sob condição de anonimato devido à natureza sensível do planejamento, aumenta os riscos para a diplomacia em andamento entre os Estados Unidos e o Irã.

Diplomatas norte-americanos e iranianos mantiveram conversas em Omã na semana passada, em um esforço para reativar as negociações sobre o programa nuclear de Teerã após Trump reunir forças militares na região, aumentando os temores de uma nova ação militar.

Autoridades norte-americanas relataram nesta sexta-feira que o Pentágono está enviando um porta-aviões adicional para o Oriente Médio, adicionando milhares de soldados, além de caças, contratorpedeiros com mísseis guiados e outros recursos com poder de fogo capazes de realizar ataques e defendê-los.

Em declaração às tropas norte-americanas nesta sexta-feira em uma base na Carolina do Norte, Trump disse que "tem sido difícil chegar a um acordo" com o Irã.

"Às vezes você tem que ter medo. Essa é a única coisa que realmente vai resolver a situação", disse Trump.

Questionada sobre os preparativos para uma operação militar norte-americana potencialmente prolongada, a porta-voz da Casa Branca, Anna Kelly, disse: "O presidente Trump tem todas as opções em aberto no que diz respeito ao Irã".

"Ele ouve uma variedade de perspectivas sobre qualquer questão, mas toma a decisão final com base no que é melhor para o nosso país e para a segurança nacional", disse Kelly.

O Pentágono se recusou a comentar.

(Reportagem de Phil Stewart e Idrees Ali)


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Mundo

+ Mundo