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Empresa de aviação perde cadela de passageira e oferece outra em troca

Por Portal Do Holanda

03/02/2015 20h20 — em
Variedades



Foto: Divulgação

Quem é apegado ao seu bichinho de estimação sabe o quanto ele é insubstituível. Isso porque é um ser vivo, e não um bem como outro qualquer.

E uma triste situação aconteceu com a passageira Amanda Santos, de 17 anos, quando levou a sua cadela Mel, de sete anos e meio de idade, para embarcar em um voo da TAM no Aeroporto de Guarulhos, em São Paulo.

Mel embarcaria no bagageiro do voo JJ3398 para Salvador, na Bahia, junto com a avó de Amanda, dona Francisca dos Santos, de 68 anos. Quando já estava no avião, dona Francisca recebeu a informação de que Mel havia fugido, mas que a empresa só iniciaria as buscas no dia seguinte, já que estava muito escuro e não seria possível encontrar o animal, contando também que a cachorra seria entregue diretamente para casa da passageira, na Bahia.  

A estudante de administração contou que após o incidente, um funcionário chegou a a oferecer um novo cachorro para substituir a sua cadelinha. 

"Isso é um absurdo. Eu não quero dinheiro, muito menos um outro cachorro, só quero minha cachorra de volta", declarou Amanda, moradora de Santo André, em São Paulo. 

Era a primeira vez que ela ia viajar. Só fiquei sabendo no dia seguinte, foi muito desesperador. Fui ao aeroporto. Lá, a administração do aeroporto e a TAM ficaram empurrando a responsabilidade uma para a outra. Abri um processo na ouvidoria da TAM, que confirmou que a responsabilidade era mesmo da companhia aérea", disse.

Ficaram de me dar um retorno em até cinco dias, mas isso não aconteceu. Procurei informações pessoalmente, tentei ver a caixa que a Mel seria transportada, mas me impediram. Disseram que estava com a Polícia Federal em uma área restrita, o que não faz sentido.
 
Com a sua mãe, Amanda fez um B.O. na delegacia da Polícia Civil no Aeroporto de Guarulhos e por várias vezes buscaram contato com a empresa. Por fim, pediram apoio a ONGs, mobilizando as redes sociais em busca de Mel.

"Um funcionário que se identificou como William me ligou e disse que a TAM devolveria todo o valor que gastei com o transporte da Mel. Depois disso, disse que a companhia aérea iria me dar o cachorro que eu quisesse, da raça que eu escolhesse. Eu fiquei indignada com essa proposta. Não quero dinheiro, apenas minha cachorra. Como ele percebeu que eu fiquei alterada, ele ligou para a minha mãe, que também não acreditou nessa proposta absurda e teve a mesma reação". 

Outra funcionária chegou a ligar dizendo que a companhia aérea irá ressarcir todos os gastos do transporte e com as buscas de Mel. "O William voltou a entrar em contato com a minha família para oferecer outro cachorro para substituir. Ele parece querer encerrar o caso dessa forma", disse.

A TAM negou que tenha oferecido um novo animal de estimação para substituir Mel e divulgou uma nota de esclarecimento, que diz:

“A TAM Linhas Aéreas se sensibiliza com o ocorrido e informa que empreende todos os esforços para localizar a cachorra Mel a fim de devolvê-la a sua dona. A companhia está em contato com a cliente para prestar esclarecimentos sobre o caso. A TAM reforça que pratica controles rígidos para aceitação e transporte de animais a bordo e preza pela integridade física, pela saúde e pela segurança”.


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O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

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