Compartilhe este texto

Brasil completa duas semanas sem novos casos de sarampo, diz MS

Por Portal Do Holanda

20/08/2025 22h03 — em
Brasil


Foto: Jerônimo Gonzalez/MS

O Brasil intensificou as ações de bloqueio contra o sarampo, com o Ministério da Saúde em parceria com as secretarias estaduais e municipais para controlar casos importados, que são aqueles contraídos fora do país. Atualmente, o país não tem transmissão sustentada da doença. Em Campos Lindos (TO), onde houve 18 confirmações, o último caso foi registrado em 6 de agosto, após a mobilização de equipes para intensificar a vacinação.

A estratégia de controle do Ministério da Saúde se baseia em ações imediatas de contenção, como rastreamento de contatos e reforço da vacinação, para evitar a propagação do vírus. De acordo com o diretor do Programa Nacional de Imunizações (PNI), Eder Gatti, a pressão externa de surtos em países vizinhos e o fluxo de brasileiros para regiões afetadas, como a América do Norte, tornam a importação de casos um desafio esperado.

A principal medida de prevenção é a vacinação, disponível em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) para pessoas entre 6 meses e 59 anos. O Ministério da Saúde já distribuiu mais de 13,6 milhões de doses da vacina tríplice viral neste ano. Para conter a transmissão, o governo federal enviou 660 mil doses para a Bolívia, que enfrenta um surto, e implementou a "dose zero", uma dose extra da vacina para crianças de 6 meses a 11 meses e 29 dias em áreas de maior risco.

Como parte da resposta aos surtos importados, o Ministério da Saúde e as secretarias de saúde realizaram um Dia D de vacinação contra o sarampo em várias regiões. Em Tocantins, por exemplo, mais de 74 mil doses foram disponibilizadas. Outras ações de reforço ocorreram em estados fronteiriços com a Bolívia, como Acre, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Rondônia, visando reforçar a proteção e evitar a reintrodução do vírus no Brasil, que mantém sua certificação de país livre de sarampo.


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Brasil

+ Brasil