Lula minimiza candidatura de Flávio Bolsonaro e diz que vencerá eleições de 2026
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva minimizou nesta quinta-feira (18) o anúncio de pré-candidatura do senador Flávio Bolsonaro à Presidência da República e afirmou estar confiante na própria reeleição em 2026. A declaração foi feita durante um café da manhã com jornalistas, em Brasília.
Lula disse não se preocupar com o perfil dos adversários e afirmou que qualquer nome lançado terá de disputar nas urnas. “Não me cabe julgar filho, neto ou mulher de Bolsonaro. Saiam quantos quiserem. O dado concreto é que nós vamos ganhar as eleições”, declarou o presidente, ao comentar o cenário eleitoral para o próximo ano.
O chefe do Executivo afirmou estar “tranquilo” para a campanha, citando resultados do governo em áreas como economia, política externa, inclusão social, agenda climática e segurança energética. Em tom descontraído, Lula comparou a disputa eleitoral a uma cobrança de pênalti, dizendo acreditar que seus adversários irão errar enquanto ele confia no desempenho de sua gestão.
Durante a conversa, o presidente também defendeu a democracia e a alternância de poder, ressaltando que ela não se resume à troca de nomes, mas de segmentos sociais no comando do país. Segundo ele, a extrema-direita não voltará a governar o Brasil, pois o governo atual estaria preparado para debater qualquer tema com a sociedade.
Lula reconheceu, porém, que o governo pode não estar conseguindo comunicar adequadamente suas ações, o que impactaria os índices de aprovação. Pesquisa Genial/Quaest divulgada nesta semana aponta estabilidade no cenário: 48% dos brasileiros aprovam a gestão, enquanto 49% desaprovam, números semelhantes aos registrados no mês anterior.
Veja também
ASSUNTOS: Brasil