Autor de facada em Bolsonaro será transferido para tratamento psiquiátrico
A Justiça Federal autorizou a transferência de Adélio Bispo de Oliveira para Minas Gerais, após acatar o pedido feito pela Defensoria Pública da União (DPU). O homem é autor da facada no ex-presidente Jair Bolsonaro em 2018, e atualmente está custodiado na Penitenciária Federal de Campo Grande (MS).
O juiz Luiz Augusto Iamassaki Fiorentini, da 5ª Vara Federal Criminal de Campo Grande, deu 60 dias para que a decisão de transferência do preso seja cumprida. A decisão também determina que seja providenciado tratamento ambulatorial ou, excepcionalmente, a internação.
Adélio é considerado incapaz de responder pelo crime, pois sofre com distúrbios mentais. A defesa solicitou a transferência dele ao sustentar que Oliveira não pode continuar recolhido em um estabelecimento penal.
“A defesa sustentou que Adélio não pode continuar recolhido em um estabelecimento penal, ainda que nele exista estrutura capaz de prestar atendimento médico equivalente a uma Unidade Básica de Saúde (UBS), como é o caso da penitenciária de Campo Grande, tampouco ser enviado para um manicômio judicial”, diz a DPU.
ASSUNTOS: Brasil