Doce de leite, azeite e sal grosso entram na mira da Anvisa; veja marcas
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) proibiu a venda de produtos das marcas São Benedito, Terra das Oliveiras e Marfim por irregularidades relacionadas à composição, origem, rotulagem e anúncio. A decisão foi publicada nesta quinta-feira (22) e envolve itens como doce de leite, azeite de oliva e sal grosso.
No caso da marca São Benedito, a Anvisa determinou o recolhimento do Doce de Leite em Pedaços, fabricado em 25 de junho de 2025 pela empresa JF Indústria Comércio de Doces e Laticínios Ltda. O produto foi proibido de ser comercializado, distribuído e consumido após apresentar ausência de identificação de lote e reprovação em teste de ácido sórbico realizado pelo Laboratório Central de Saúde Pública do Distrito Federal (Lacen-DF).
Já o Azeite de Oliva Extravirgem da marca Terra das Oliveiras teve a comercialização, fabricação, importação, divulgação e consumo suspensos. Segundo a Anvisa, o produto possui origem desconhecida e vinha sendo anunciado em plataformas de venda on-line. A empresa importadora, JJ – Comercial de Alimentos Ltda., teve o CNPJ extinto em janeiro de 2025, após encerrar as atividades voluntariamente.
Em relação à marca Marfim, a proibição atinge o lote 901124 do Sal Marinho Grosso Iodado, fabricado pela empresa M Gomes Praxedes Ltda. O produto apresentou irregularidades no teor de iodo, conforme laudo definitivo do Lacen-DF. A Anvisa reforçou que a adição de iodo ao sal é obrigatória no Brasil e fundamental para prevenir problemas de saúde, como distúrbios da tireoide.
A agência informou que tenta contato com as empresas citadas para obter posicionamentos sobre as medidas adotadas. O espaço permanece aberto para manifestações das marcas envolvidas.
ASSUNTOS: Brasil