Anatel investiga notificações de terremoto enviadas pelo Google a celulares

A Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) esclareceu que as notificações de terremoto enviadas a diversos celulares nesta sexta-feira (14) foram originadas diretamente do Google e enviadas para aparelhos com sistema Android. A agência afirmou que as mensagens não foram enviadas pelas operadoras de telefonia e internet, nem pelo Sistema Nacional de Defesa Civil.
A Anatel comunicou que foi notificada sobre os alertas de terremoto enviados a várias regiões do Rio de Janeiro, São Paulo e Minas Gerais e, em resposta, instaurou um processo administrativo para investigar a situação. O objetivo é entender os mecanismos utilizados para a criação e disseminação desses alertas via redes de telecomunicações. Caso sejam identificadas irregularidades, a Anatel tomará as medidas cabíveis junto à empresa responsável para evitar novos episódios semelhantes e minimizar os impactos sobre a população.
A agência também informou que os meios de telecomunicações atualmente utilizados para o envio de alertas de desastres são as mensagens SMS, a TV por assinatura e o Defesa Civil Alerta, que utiliza a tecnologia de cell broadcast. Essa tecnologia permite o envio de mensagens de texto em formato pop-up, ou seja, sobrepondo-se ao conteúdo exibido na tela do celular.
Desde o seu lançamento oficial em 4 de dezembro de 2024, o Defesa Civil Alerta já foi utilizado em mais de 150 ocasiões, desempenhando um papel importante na proteção da população durante crises, segundo a Anatel.

ASSUNTOS: Brasil