Baixa libido no homem após 40 anos; descubra motivos

Por Portal do Holanda

22/08/2020 3h13 — em Variedades

Foto: Pixabay

Após os 40 anos, os homens podem sofrer com baixo libido, que é quando o desejo sexual diminui. Segundo o site UOL, diversos fatores contribuem para a falta de vontade em manter relações sexuais com a parceira, inclusive, a queda da testosterona que tem um declínio natural após os 40 anos

Confira os principais motivos que podem estar relacionados com a baixo libido dos homens;

1. Depressão

Homens deprimidos podem experimentar uma redução de interesse pela vida como um todo, incluindo o sexo. Medicamentos usados para tratar a depressão também podem ter como efeito colateral a diminuição da libido. Nesse caso, é preciso discutir com o médico a opção de medicação que pode ter menos impacto. Pode ser preciso trocar o medicamento ou ajustar a dose.

2. Stress

Viver períodos de stress pode afetar o desejo sexual porque ele altera os níveis de hormônios. Sabemos o quanto é difícil evitar o stress, há o trabalho, problemas financeiros, relações familiares, até mesmo filhos pequenos podem ser gatilhos. Por isso é importante buscar maneiras de maneja-lo como for possível. Exercícios de respiração, meditação e até terapia podem ajudar nesse caso.

3. Falta de sono

Estudos mostram que dormir mal baixa os níveis de testosterona nos homens. Portanto, se seu caso for de insônia ou de poucas horas de sono por noite, vale a pena investir numa higiene do sono adequada para tentar dormir pelo menos oito horas por noite.

4. Doenças

Algumas doenças podem afetar a libido e a ereção, entre elas câncer, diabetes tipo 2, colesterol alto, obesidade e pressão alta. Por isso é importante entender que em alguns casos a libido pode voltar uma vez que a doença esteja sob controle.


O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

+ Variedades