Compartilhe este texto

Recontagem redefine Câmara de Manaquiri após cassação de seis vereadores

Por Portal Do Holanda

12/02/2026 10h01 — em
Amazonas


Foto: Reprodução

Manaus/AM - A recontagem dos votos das eleições municipais de 2024 em Manaquiri, no interior do Amazonas, redefiniu a composição da Câmara Municipal após decisão da Justiça Eleitoral que cassou os mandatos de seis vereadores eleitos pelos partidos PSD e PL. A medida foi tomada depois que o Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM) reconheceu fraude à cota de gênero, com o lançamento de candidaturas femininas fictícias apenas para cumprir o percentual mínimo exigido por lei.

O procedimento de nova totalização foi realizado de forma automática no cartório eleitoral do Careiro, responsável também por Manaquiri, na quarta-feira (11). Foram excluídos do sistema os votos dados a todos os candidatos das duas siglas, eleitos ou não. Segundo a decisão, os partidos perderam integralmente os votos após a comprovação da irregularidade.

Com a anulação, seis novos vereadores foram declarados eleitos: Aldenir Souto (MDB), Nilson Paulo (União Brasil), Ney Magalhães (PT), Walesca Reis (PSDB/Cidadania), Joel Batista (Republicanos) e Lúcia Matos (MDB). Lúcia foi a única que não esteve presente no ato de recontagem. A Câmara Municipal deve ser formalmente notificada até quinta-feira (12) e terá cinco dias corridos para dar posse aos parlamentares.

De acordo com o TRE-AM, os vereadores cassados não apresentaram recurso dentro do prazo, encerrado em 2 de fevereiro, e deveriam interromper as atividades após a comunicação oficial do Juízo Eleitoral. Perderam os mandatos Bruno da Nonata, Janderli Carvalho e Érica Freitas, do PSD, além de João Moura, Gesse Ventura e Valdemar Bandeira, do PL.

Durante a abertura do ano legislativo, realizada no último dia 3, os parlamentares cassados compareceram à sessão e usaram a tribuna para se defender. Nos discursos, fizeram referências religiosas e afirmaram ser vítimas de injustiça. A solenidade contou com a presença de autoridades locais e marcou o início do impasse que resultou na mudança da composição da Câmara.


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Amazonas

+ Amazonas