Ex-presidente da OAB-AM concorre à vaga do Quinto Constitucional no TJAM
Manaus/AM - O advogado Marco Aurélio Choy, ex-presidente da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Amazonas, é um dos candidatos na disputa pela vaga do Quinto Constitucional destinada à advocacia no Tribunal de Justiça do Amazonas. A eleição está marcada para o dia 19 de dezembro e definirá os seis nomes que irão compor a lista sêxtupla a ser encaminhada ao tribunal.
Choy atende ao requisito de mais de dez anos de exercício ininterrupto da advocacia, exigido pelo edital do processo. Ao longo da carreira, atuou em diferentes frentes institucionais e presidiu a OAB-AM, período em que a entidade desenvolveu ações voltadas à advocacia, à organização interna e ao diálogo com outros poderes.
Em manifestações públicas, o candidato afirma que o Quinto Constitucional tem como objetivo assegurar a participação da advocacia no Poder Judiciário, por meio da indicação de profissionais com experiência prática na área jurídica. Segundo ele, a função exige conhecimento técnico e compreensão da realidade da profissão.
Após a votação, a OAB-AM formará a lista sêxtupla, que será enviada ao Tribunal de Justiça do Amazonas. O TJAM, por sua vez, escolherá três nomes para compor a lista tríplice a ser encaminhada ao governador do Estado, responsável pela nomeação final do novo desembargador.
ASSUNTOS: Amazonas