Tradição centenária das bandeirolas juninas ganha destaque com túnel de 400 metros e painel gigante
MACEIÓ, AL (FOLHAPRESS) - Nos próximos dias, as fogueiras ganham as ruas. Quando o assunto é decoração de São João, porém, quem ganha destaque são as bandeirolas, colocadas sobre as ruas, cheias de cores e formando até desenhos típicos da época.
Cidades do Nordeste como Mucugê, Salvador, Santo Antônio de Jesus (as três na Bahia) e São Luís (MA) já estão divulgando suas artes, enquanto outras devem terminar as confecções mais próximas das festas.
Em Mucugê, por exemplo, são mais de 150 mil bandeirolas confeccionadas, uma a uma, cobrindo ruas e praças de todo o Centro Histórico da cidade, num percurso de cerca de 20 mil m² de decoração.
Segundo a gestão municipal, as bandeirolas são confeccionadas por uma empresa terceirizada que não fica na cidade, com custo toral de R$ 165 mil. Além das bandeiras em si, são feitos desenhos e letreiros, colocados um por um, como um quebra-cabeça, para formar as imagens e desenhos vistos de cima.
O São João na cidade teve início no século 19, tendo a decoração como um dos temas centrais. As ruas eram enfeitadas de forma simples pelos moradores, com bandeirolas, cortinas nas portas e janelas das casas e comércios, além de balões artesanais e fogueiras para iluminar e esquentar as noites frias do mês de junho. Havia até concurso que premiava a casa ou a rua mais enfeitada.
A partir dos anos 1990, a festividade ganhou mais camadas com o crescimento do turismo, tendo decorações mais cenográficas, como portais temáticos, bonecos caipiras, painéis com cenas da vida rural e ornamentos com palha, juta e chita. No dia 24 de junho, há a procissão de São João Batista, padroeiro do município.
Já em Salvador, há um túnel de bandeirolas com 400 metros de distância e 10 metros de largura, utilizando as cores azul, branco, amarelo e laranja no túnel central, e amarelo e laranja no Barracão do Forró.
Em Caruaru (PE) e Campina Grande (PB) já começaram as megafestas, que duram o mês inteiro e têm estrutura com camarotes e artistas conhecidos nacionalmente. Nas cidades do Maranhão, há ainda o Bumba Meu Boi.
As bandeirolas, ou até mesmo bandeirinhas, são relacionadas às imagens dos santos homenageados na época junina: Santo Antônio, São João e São Pedro.
Nessa época, cidades da região estão prontas para receber turistas, com direito à comidas típicas, forró, sertanejo e quadrilha, além das clássicas roupas xadrez.
ASSUNTOS: Variedades