Câmara de SP aprova em primeiro turno bônus de até R$ 1.000 para GCM que apreender moto roubada
SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - A Câmara Municipal de São Paulo aprovou nesta quarta-feira, em primeiro turno, projeto de lei que dá bonificação de até R$ 1.000 para guardas-civis metropolitanos que participarem da recuperação de motos furtadas, roubadas ou adulteradas.
O projeto, de autoria da gestão Ricardo Nunes (MDB), ainda precisará passar por nova votação, em data a ser definida. Se aprovado novamente, seguirá para sanção do prefeito.
Em nota, a gestão municipal disse que a medida busca incentivar a atuação dos agentes no combate ao crime e à circulação de veículos irregulares na cidade.
O valor será concedido por moto recuperada, mediante comprovação da participação do GCM e validação por autoridade competente.
De acordo com o texto, a bonificação não será incorporada ao salário dos guardas-civis e poderá ser atribuída de forma individual ou em equipe. Sua concessão estará condicionada à disponibilidade orçamentária e financeira do exercício.
O texto teve parecer favorável das comissões de Constituição e Justiça e Legislação Participativa, de Administração Pública e de Finanças e Orçamento.
Como mostrou a Folha, um levantamento realizado pela Fecap (Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado) em parceria com a empresa de rastreamento Tracker, apontou que o roubo e o furto de motos na capital paulista cresceram 9% em 2024, na comparação com o ano anterior de 14.185 para 15.474.
Os dados da pesquisa foram apurados a partir de boletins de ocorrência registrados pela Polícia Civil.
ASSUNTOS: Variedades