Sem medicação, varíola dos macacos pode causar cegueira
A demora no acesso ao tecovirimat pode fazer a doença evoluir de forma desenfreada chegando a causar infecções oculares. Foram registrados pelo menos 10 casos em São Paulo, onde a espera pelo remédio por 60 dias levou à cegueira dois pacientes.
A última remessa de tecovirimat que chegou ao Brasil trouxe remédios para os dois pacientes de São Paulo, atendidos pelo SUS. A doença evoluiu sem tratamento por dois meses e transmitiu feridas da pele para as córneas comprometendo a visão até a cegueira.
Os sinais aparecem depois que as feridas de pele já estão parcial ou totalmente cicatrizadas, 15 a 40 dias após os primeiros sintomas como febre, dor e fadiga. Os pacientes relatam uma irritação no olho, que pode ficar irritado, lacrimejante e muito sensível à luz.
Veja também
ASSUNTOS: Saúde e Bem-estar