Compartilhe este texto

Rico em vitaminas e antioxidantes, confira os benefícios do milho à saúde

Por Portal do Holanda

20/06/2022 11h22 — em
Saúde e Bem-estar


Imagem: Liminha Júnior

Ingrediente tradicional das receitas de comidas juninas, o milho, além de delicioso, também possui inúmeros benefícios nutricionais que contribuem com a saúde. A nutricionista Lívia Ribeiro, ressalta que ele é um alimento bastante versátil, podendo ser consumido em saladas, bolos, canjica, pamonha, entre outras delícias. É rico em fibras, o que auxilia no bom funcionamento do intestino, além de favorecer a saciedade. “As fibras insolúveis presentes no milho contribuem para a redução dos níveis de colesterol e controle do açúcar no sangue”, acrescentou.

Segundo Lívia Ribeiro, o milho é fonte de carboidratos que ajudam a gerar energia necessária para o bom funcionamento do corpo. O alimento também oferece boas quantidades de vitaminas B1 e B3 e minerais como cálcio, ferro, magnésio e potássio.

Lívia destaca que o milho é considerado um dos alimentos mais ricos em antioxidantes. O ácido fítico, por exemplo, é um antioxidante que está presente no alimento e é responsável pela absorção adequada de minerais como o zinco e o ferro. Para quem quer aproveitar os benefícios nutricionais e se deliciar com uma guloseima preparada com milho, Lívia sugere uma receita de bolo.

Ingredientes

2 xícaras de milho

1 xícara de farinha de trigo sem fermento. Pode substituir por farinha integral ou de aveia.

1 xícara de leite. Pode ser desnatado.

1 e 1/2 xícara de açúcar

3 ovos inteiros

3 colheres (sopa) de margarina ou óleo de coco

1 pacotinho de coco ralado

1 colher (sopa) rasa de fermento

Modo de preparo

Bata no liquidificador o milho, o leite, os ovos e a margarina. Em seguida, coloque a mistura na batedeira adicionando a farinha, o açúcar, coco ralado e, por último, o fermento. Em uma forma untada despeje a mistura e coloque para assar em forno aquecido a 180º C por mais ou menos 1 hora.



O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Saúde e Bem-estar

+ Saúde e Bem-estar