Retinoblastoma: Entenda as causas e sintomas do câncer raro da filha de Tiago Leifert
O apresentador Tiago Leifert e jornalista Daiana Garbin revelaram em vídeo publicado no Instagram que a filha deles de pouco mais de 1 ano, Lua, está com retinoblastoma, um tipo raro de câncer nos olhos.
Conforme o Instituto Nacional de Câncer (Inca), o retinoblastoma é um "tumor maligno originário das células da retina, que é a parte do olho responsável pela visão, afetando um ou ambos os olhos". O principal sintoma é um "reflexo brilhante no olho doente". A doença ocorre, geralmente, antes dos 5 anos de idade.
O oncologista Rodrigo Munhoz explicou ao G1 que o "olho de gato" aparece muito em flashes de fotografia hoje, como se usa muito celular, é possível detectar. É um tumor que nasce na região da retina, e quando cresce, causa esse reflexo esbranquiçado". A iluminação direta no olho da criança faz com que a diferença seja perceptível.
"É um câncer que acontece nas células da retina. Elas acabam tendo um crescimento desordenado e formando tumores. No caso da nossa filha, é bilateral. É muito difícil descobrir esse câncer e é por isso que estamos gravando esse vídeo", explicou a mãe de Lua.
O tumor acontece de duas formas, por uma transformação aleatória das células, o que é um azar, ou em razão de uma predisposição genética, que é responsável pelo aparecimento de um terço dos casos. "Existe a manifestação da retinoblastoma como consequência de uma alteração do DNA que aumenta o risco desse tipo de câncer", explicou o oncologista.
O oncologista garante que tumores detectados precocemente podem ser tratados sem que a criança tenha uma perda da visão. Em casos mais avançados, o olho precisa ser retirado e o paciente acaba passando por quimioterapia ou radioterapia.
Veja também
ASSUNTOS: Saúde e Bem-estar