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Saúde e Bem-estar

Qual o ritmo ideal para perder peso durante uma caminhada?

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A ‘caminhada’ é um dos exercícios físicos com mais adeptos e que mais atrai pessoas idosas ou que procuram perder uns quilos extras de forma gradual.

Caminhar faz bem e devem ser dados dez mil passos por dia para que a saúde não fique em risco. Este valor surgiu pela primeira vez na década de 60, no Japão, e ficou como ‘base’ para o número diário recomendado de passos.

Este número equivale a cerca de 30 minutos de caminhada, perto de 300 calorias queimadas e alguns anos de vida adicionados. Contudo, Tudor-Locke, professora na Universidade do Arizona, diz que 10.000 passos podem parecer algo exagerado mas que, na verdade, é baixo tendo em conta o sedentarismo atual e o estado de obesidade que assola vários países em todo o mundo.

Mas, em que medida a caminhada ajuda a emagrecer?

Segundo o jornal El País, cada pessoa deve, em média, caminhar entre oito a dez quilômetros por dia, contudo, não basta apenas caminhar. É necessário acrescentar algum ritmo.

Andar entre 4,8 km/hora e 6,4 km/hora é o ideal para emagrecer, como explica uma pesquisa o do Colégio Americano de Medicina do Desporto.

Helena Olsson, personal trainer  Prorunners, dá números mais concretos (embora saliente que o resultado final depende, claro, de cada pessoa). Por cada hora caminhada (cerca de 1.600 metros), um homem adulto perde entre 88 e 124 calorias, já uma mulher apresenta um gasto calórico de 74 a 105 calorias.

Onde caminhar

Ruas e avenidas a beira mar são as opções com mais adeptos, mas no verão é a praia o pano de fundo mais desejado. Porém, reforça o El País, as pessoas que gostam de caminhar devem ter em conta o tipo de tênis e o terreno em que vai andar.

Na areia seca, por exemplo, a caminhada não deve exceder os dez minutos. Já na areia molhada, a caminhada por ser de 20 minutos e no campo de 30 minutos.

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