Mulheres têm memória melhor que homens, aponta estudo

As mulheres geralmente são as que se lembram das datas dos aniversários de todo mundo, desde amigos distantes a cunhados, sogros, primeiro beijo, casamento, namoro e até o primeiro beijo. Os homens, por sua vez, precisam de lembretes para se lembrar de tudo. Mas parece que a culpa não é do desleixo e sim da genética.
Um estudo publicado na revista Menopause e realizado por pesquisadores da Sociedade Norte-Americana da Menopausa (NAMS, na sigla em inglês) aponta que as mulheres no início da meia-idade têm uma memória melhor do que os homens da mesma idade. Os testes foram realizados com 212 homens e mulheres entre os 45 e os 55 anos.
No entanto, a memória entra em declínio assim que a mulher entra no período pós-menopausa. Como revela o Medical Daily, um estudo anterior sugere que este declínio está associado aos baixos níveis de estrogênio após a menopausa.
O estudo indica que o estrogênio têm um impacto direto nos neurotransmissores cerebrais de dopamina, serotonina e ácido gama-aminobutírico, que ajudam a regular o humor, a função cognitiva como o pensamento e a memória, e a lidar com o estresse.
Quando os níveis de estrogênio estão baixos, estes neurotransmissores ficam desequilibrados, o que pode resultar em problemas de humor, incapacidade de pensar com clareza e perda de memória a curto-prazo.
ASSUNTOS: Saúde e Bem-estar