Siga o Portal do Holanda

FIQUE POR DENTRO

Conheça diferenças e semelhanças entre o novo Coronavírus, a Gripe Comum e a Gripe Suína

Publicado

em

Foto: pexels Foto: pexels
Foto: pexels

Os vilões da pátria amada


A epidemia de COVID-19 causada pelo novo coronavírus tem levantado muitas discussões a respeito de doenças similares, como é o caso da H1N1 ou mais popularmente conhecida como Gripe Suína e a Gripe comum.

Reunimos algumas principais características de cada doença para melhor esclarecer você.

 

O QUE É?

Gripe Comum: Uma infecção viral comum que pode ser fatal, especialmente em grupos de alto risco. A gripe ataca os pulmões, o nariz e a garganta. 

Gripe Suína ou H1N1: Infecção respiratória em humanos causada por uma cepa de influenza que surgiu pela primeira vez nos porcos. Os sintomas incluem febre, tosse, dor de garganta, calafrios e dores no corpo.

Coronavírus ou COVID-19: Doença infecciosa causada por um novo vírus que nunca havia sido identificado em humanos. O vírus causa uma doença respiratória semelhante à gripe. Em casos mais raros, ela pode ser fatal. 

 

GRUPOS DE RISCO:

Gripe Comum: Crianças pequenas, idosos, gestantes e pessoas com doenças crônicas ou imunidade baixa correm alto risco.

Gripe Suína ou H1N1: Idosos, crianças, gestantes e portadores de doenças autoimunes e crônicas.

Coronavírus ou COVID-19: Idosos e pessoas com outras condições médicas (como asma, diabetes e doença cardíaca) são mais vulneráveis a quadros graves.

 

SINTOMAS:

Gripe Comum:  Febre, calafrios, dores musculares, tosse, congestão, coriza, dores de cabeça e fadiga.

Gripe Suína ou H1N1: Febre, calafrios, dores musculares, tosse, congestão, coriza, dores de cabeça e fadiga.

Coronavírus ou COVID-19: Tosse, febre e, em casos mais graves, pneumonia. 

 

CASOS POR ANO NO BRASIL:

Gripe Comum: Mais de 2 milhões 

Gripe Suína ou H1N1: 150 mil.

Coronavírus ou COVID-19: Até a publicação desta matéria - 5.717

 

PROPAGAÇÃO:

Gripe Comum: Por gotículas respiratórias no ar (tosse ou espirro). Por toque em uma superfície contaminada (cobertor ou maçaneta). Por saliva (beijos ou bebidas compartilhadas). Por contato com a pele (apertos de mão ou abraços).

Gripe Suína ou H1N1: Por gotículas respiratórias no ar (tosse ou espirro). Por toque em uma superfície contaminada (cobertor ou maçaneta). Por saliva (beijos ou bebidas compartilhadas).

Coronavírus ou COVID-19: A principal forma de contágio do novo coronavírus é o contato com uma pessoa infectada, que transmite o vírus por meio de tosse, espirros, gotículas de saliva ou coriza.

 

PREVENÇÃO:

Gripe Comum: Uma vacina atualizada todos os anos para proteção contra o vírus da gripe mais recente.

Gripe Suína ou H1N1: Pode ser evitada com vacina. Higiene pessoal é uma arma excelente para evitar contaminações

Coronavírus ou COVID-19: Para diminuir o risco de infecção, faça o seguinte: Limpe as mãos frequentemente com álcool gel ou água e sabão; Cubra o nariz e a boca com um lenço ou o cotovelo ao tossir e espirrar; Evite ficar muito perto (um metro) de pessoas com sintomas semelhantes a um resfriado ou gripe.

 

TRATAMENTOS:

Gripe Comum: A gripe é tratada principalmente com repouso e ingestão de líquidos para permitir que o corpo combata a infecção por conta própria. Analgésicos anti-inflamatórios vendidos sem prescrição médica podem ajudar com os sintomas. Uma vacina anual pode ajudar a prevenir a gripe e limitar suas complicações.

Gripe Suína ou H1N1: O tratamento é feito por meio do uso de antivirais e inclui repouso, analgésicos e líquidos.

Coronavírus ou COVID-19: Não há nenhum medicamento específico para tratar ou prevenir o coronavírus (COVID-19). Algumas pessoas podem precisar da ajuda de aparelhos para respirar.

 

Fontes: Hospital Israelita A. Einstein e outros. Saiba mais

Já leu estas ?

Para compartilhar este conteúdo, utilize o link ou as ferramentas oferecidas na página. Textos, fotos, artes e vídeos do Portal do Holanda estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral.

Copyright © 2006-2019 Portal do Holanda.