Alongamento de unhas pode causar fungos e infecções; veja recomendações
O procedimento de alongamento de unhas é feito em geral por pessoas com unhas fracas, que não buscam tratamentos fortalecedores, e por isso deve ser feito com parcimônia por ser um processo traumático que pode causar alterações como uma superfície irregular, descolada e áspera.
A técnica consiste em fixar filamentos de vidro na unha natural usando uma substância em gel. Quando bem fixadas, seguindo a curvatura da unha, o resultado é uma aparência natural, resistente e durável. Os profissionais recomendam a manutenção a cada 15 ou 20 dias para evitar infiltração de água e proliferação de fungos.
O dermatologista Leonardo Abrucio Neto da Beneficência Portuguesa de São Paulo, disse à Folha que é importante manter a integridade da unha e sugere que se evite fazer a técnica por conta da agressividade do processo e por facilitar a incursão de fungos e bactérias que eram normais estarem sob a camada externa da pele. A recomendação é manter a higiene das unhas sempre em dia e evitar produtos a base de acetona.
Veja também
ASSUNTOS: Saúde e Bem-estar