Billy do Compaj usava identidade falsas para despistar polícia; saiba mais
Manaus/AM – A polícia divulgou detalhes da prisão de Jeanderson dos Anjos Nogueira, de 44 anos, conhecido como “Billy do Compaj”, ocorrida na tarde dessa segunda - feira (6), no bairro Novo Aleixo, na zona norte. O homem, que é considerado um dos criminosos mais procurados foi localizado após ter o carro identificado pelo sistema Paredão de monitoramento.
"Conseguimos então identificar inicialmente um fragmento de placa de um veículo que supostamente estaria sendo utilizado pelo Billy para o transporte de materiais entorpecentes e das armas de fogo. Passamos então durante algumas semanas a fazer um trabalho de acompanhamento (...) Na tarde de ontem conseguimos identificar um imóvel onde possivelmente ele estaria homiziado e fizemos um trabalho de campana ali por várias horas no entorno do bairro Novo Aleixo, onde foi possível visualizar a presença desse suspeito".
A captura ocorreu durante uma campana em um imóvel na rua Indiara e no momento da ação os policiais apreenderam quatro pistolas de diferentes calibres, uma escopeta calibre 12, centenas de munições, entorpecentes e documentos falsos. Billy estava foragido desde 2022, quando fugiu de um hospital em Manaus, onde aguardava procedimento cirúrgico.
"Naquela oportunidade determinamos que houvesse então uma abordagem policial, sendo possível cumprir os seis mandados de prisão em decorrência de sentenças condenatórias, além de encontrar em poder do Billy todas as essas armas de fogo de diversos calibres, sendo quatro pistolas, tanto 9 mm como é .40, além de uma escopeta de grosso calibre, calibre 12, materiais entorpecentes, do tipo cocaína, balanças de precisão, além de duas identidades falsas que estavam sendo utilizadas pelo Billy a fim de despistar a atuação da polícia".
Ao todo, foram cumpridos seis mandados de prisão, entre ordens preventivas e sentenças condenatórias, que somam mais de 80 anos de reclusão. Além disso, ele foi autuado em flagrante por porte ilegal de arma de fogo de uso restrito, uso de documento falso, tráfico de drogas e receptação.
O delegado ressalta que Billy é considerado pistoleiro de uma facção criminosa e é um homem extremamente perigoso: "Ele confessa é informalmente para a gente a participação em pelo menos 18 desses crimes, alegando que parte desses delitos teriam sido aí em desfavor de desafetos, mas a gente, foi levantado pela equipe de investigação, que ele era considerado um dos principais pistoleiros de uma organização criminosa. A gente acredita que boa parte dessa desses homicídios que foram praticados pelo Billy, inclusive na companhia do seu irmão, que se encontra também preso é no sistema penitenciário federal, tem uma relação sim com o tráfico de drogas, principalmente em razão ali da disputa de zonas do tráfico", destaca.
Veja também
ASSUNTOS: Policial