Siga o Portal do Holanda

Manaus

Veja a programação de missas nos cemitérios de Manaus

Publicado

em

Por

A Secretaria Municipal de Limpeza Pública  está divulgando a programação dos seis cemitérios urbanos de Manaus – São João Batista (Centro), Nossa Senhora Aparecida (Tarumã), São Francisco (Morro da Liberdade), Santa Helena (São Raimundo), Nossa Senhora da Piedade (Estrada Torquato Tapajós) e Santo Alberto (Colônia Antônio Aleixo). Serão celebradas 20 missas durante todo o dia. A organização é das paróquias próximas aos cemitérios, que enviam sua programação à Semulsp.


No dia de Finados, as atividades nestes locais iniciarão às 6h e se encerrarão às 20h. A Fundação Municipal de Eventos e Turismo (Manaustur) disponibilizará equipamentos de som para as missas campais, e o Parque do Idoso, cadeiras para quem for assistir as missas. As unidades contarão ainda com banheiros químicos para os visitantes.

A Comissão Especial de Divulgação e Orientação da Política de Limpeza Pública (Cedolp), setor da Semulsp responsável pela difusão da educação ambiental, terá equipes para conscientizar e informar a população como manter os cemitérios limpos.

Para assegurar maior comodidade e segurança aos visitantes, a operação contará com apoio logístico de órgãos como o Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas (CBMAM), Polícia Militar do Estado do Amazonas e Gabinete Militar (Guarda Metropolitana). A Secretaria Municipal e Abastecimento (Sempab) vai instruir e organizar os vendedores de velas, flores e artigos relacionados com a data comemorativa. O Instituto Municipal de Engenharia e Fiscalização do Trânsito (Manaustrans) ficará responsável pela organização da entrada e saída de veículos nos cemitérios e áreas adjacentes. Já a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) disponibilizará ambulâncias e equipe médica de prontidão. No total, a ação vai envolver 1.700 servidores nessa etapa.

Após o fechamento dos portões, um total de 500 agentes da Semulsp, procederá com a limpeza na área interna e entorno dos cemitérios.

Mutirão de limpeza

No último sábado (27), a Semulsp encerrou o mutirão de limpeza nos cemitérios para garantir maior conforto aos 400 mil visitantes esperados para esta data. Desde o final de setembro, 500 agentes de limpeza vinham trabalhando na limpeza, jardinagem, poda de árvores e pintura de meio-fio das unidades.

As famílias têm até esta quinta-feira (1º) para providenciar a limpeza e pintura das sepulturas. A Semulsp disponibiliza sacos plásticos nas administrações dos cemitérios e o concessionário ainda pode contratar mão de obra terceirizada nas unidades. O prazo para obras de maior vulto, no entanto, foi encerrado na semana passada.

Programação dos Cemitérios

•        CEMITÉRIO SÃO JOÃO BATISTA:
07h – Missa (Seminário São José)
08h – Missa (Paróquia São José Operário – Centro)
09h – (Paróquia São Sebastião)
10h – Missa (Paróquia Nossa Sra. Aparecida)
18h – Missa Campal (Arcebispo Dom Luis Soares Vieira) e Padre Mário

•        CEMITÉRIO NOSSA SENHORA APARECIDA:
09h – Missa (Padre Luiz Paulo Eraldo)
11h – Missa
16h – Missa

Cultos ecumênicos

•        CEMITÉRIO SANTA HELENA:

Missas (Padre Alcione de Queiroz Maia)
06h30 – Missa
08h – Louvor e Adoração
09h – Missa
10h – Louvor e Adoração
11h – Missa
12h – Louvor e Adoração
15h – Missa
16h – Louvor e Adoração
17h – Missa
18h – Louvor e Adoração
19h – Missa

•        CEMITÉRIO SÃO FRANCISCO:

Missas (Padre Wolney Augusto de Souza Mourão – Paróquia Coração Imaculado de Maria)
07h – Missa
09h – Missa
16h – Missa
18h – Missa

•        CEMITÉRIO NOSSA SENHORA DA PIEDADE:

(Padre Roberto Bovolenta da Comunidade de Santo Antônio, área missionária de Santa Helena)
08h30 – Missa

•        CEMITÉRIO SANTO ALBERTO:

Missas (Padre Geraldo Ferreira Bendaham)
08h – Missa
16h – Missa

NULL

+ Manaus

Para compartilhar este conteúdo, utilize o link ou as ferramentas oferecidas na página. Textos, fotos, artes e vídeos do Portal do Holanda estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral.

Copyright © 2006-2020 Portal do Holanda.