Siga o Portal do Holanda

Manaus

TCE vai auditar projetos do BID no Amazonas

Publicado

em

Por

O Tribunal de Contas do Estado (TCE) será credenciado, em outubro deste ano, pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), para realizar auditorias nos projetos e programas da instituição bancária financiados no Amazonas.

Segundo o secretário de Controle Externo do TCE, Pedro Augusto, entre os dias 3 e 5/10, dois técnicos do BID virão ao Tribunal avaliar a estrutura do setor e como estão sendo realizadas as auditorias no Estado. Depois dessa etapa, será realizado o credenciamento da corte, que passará, após esse processo, a auditar os contratos de empréstimo e convênios de cooperação técnica, celebrados entre o BID e o Amazonas.

O intercâmbio com o BID, na avaliação do presidente do TCE, Érico Desterro, “representa um grande passo porque, para ser credenciado, o órgão passa por um processo de qualificação e aprimoramento das atividades”. “Esse é um projeto interessante. O BID escolhe certas instituições para realizar auditorias em seus projetos e, consequentemente, após o credenciamento, concede a permissão para que elas emitam certificados de auditorias”, comentou.

Segundo Érico Desterro, todo o Controle Externo do TCE-AM está envolvido em um trabalho de qualificação para que o TCE seja credenciado junto ao BID. “Servidores que estão indo a Brasília, para treinamentos”, informou.

Com o credenciamento, o TCE-AM se torna o primeiro tribunal do Norte a compor o quadro de auditoria do BID.

A parceria com o BID — cujos primeiros contatos iniciaram na gestão do conselheiro Lucio Albuquerque — faz parte dos projetos implementados pela presidência para melhorar o Controle Externo. Nesta quinta-feira, durante a 36ª sessão ordinária, por exemplo, o TCE anunciou a adesão ao Programa Fortalecimento da Auditoria Subnacional Brasileira (Profort), que visa a uniformidade nas auditorias realizadas no país.

 

NULL

+ Manaus

Para compartilhar este conteúdo, utilize o link ou as ferramentas oferecidas na página. Textos, fotos, artes e vídeos do Portal do Holanda estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral.

Copyright © 2006-2020 Portal do Holanda.