Compartilhe este texto

Suframa vai patrocinar estudo sobre Polo Naval

Por Portal Do Holanda

16/10/2012 19h15 — em
Manaus



A Superintendência da Zona Franca de Manaus  irá investir R$ 800 mil para financiar um estudo técnico e científico sobre as potencialidades do Polo Naval do Amazonas. O estudo irá nortear as decisões do poder público na implantação e estruturação do complexo da construção náutica e naval do Estado.

De acordo com o edital para chamamento público, o prazo para receber as propostas das instituições interessadas em participar do processo de seleção vai até o dia 25. O estudo deve conter os seguintes dados: análise do mercado para determinar a demanda pela implantação do polo, o atendimento da demanda e a potencial concorrência; viabilidade financeira para se calcular a rentabilidade e o tempo de retorno dos investimentos previstos; viabilidade socioeconômica e socioambiental, viabilidade técnica e prospecção tecnológica bem como um projeto básico.

A consolidação e estruturação do Polo Naval do Amazonas é um projeto da SUFRAMA, do Governo do Estado, em parceria com sindicatos de empresas e trabalhadores além de instituições de fomento, pesquisa e desenvolvimento. O projeto está saindo do papel. De acordo com o Governo do Estado, a implantação do Polo Naval - na região do Puraquequara, Zona Leste de Manaus - deve gerar, em um primeiro momento, em torno de 10 mil empregos diretos e movimentar negócios de aproximadamente R$ 3 bilhões com a construção de barcos esportivos e de luxo, lazer, turismo, além de flutuantes, balsas e pequenas embarcações. A previsão de conclusão da primeira etapa é de até três anos.

A área também deve servir para planta industrial de novo porto para Manaus, planta industrial de um mineroduto para escoamento da produção de caulim, um porto de carga e descarga, um aeroporto militar e de cargas, um grande estaleiro âncora de construção naval e offshore, um estaleiro da indústria militar, além de toda a infraestrutura social de apoio ao empreendimento como: sistema de transporte e acesso viário e  energia fornecida pelo Linhão de Tucuruí. A Cidade Operária, por meio do Projeto Minha Casa, Minha Vida, vai dispor de serviços de saúde, segurança, comércio local e lazer.

O processo para a cessão da área por parte da União já foi iniciado, assim como os trâmites para licenciamento e regularização. No último dia 10, foi publicado no Diário Oficial do Estado o Decreto 32.875, pelo qual a área onde o Polo será instalado foi declarada área pública para fins de desapropriação dos terrenos de particulares bem como os estudos para a avaliação da indenização dos seus respectivos proprietários.  

NULL

Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: polo naval, Suframa, zona franca de manaus, Manaus

+ Manaus