Souza diz que Rio+20 não atendeu expectativas
A Conferência das Nações Unidas sobre o desenvolvimento sustentável, a Rio+20, terminou na noite de ontem sem alcançar o objetivo almejado: a definição de metas para a preservação do meio ambiente. O deputado federal Carlos Souza (PSD/AM) participou do evento e demonstrou insatisfação com o resultado da conferência, afirmando que o tema ‘Amazônia’ nem sequer foi citado nos debates de maior relevância no encontro.
“Como que se discute sobre meio ambiente, desenvolvimento sustentável e economia verde, sem mencionar a Amazônia, considerada o pulmão do mundo, que simplesmente foi excluída dos grandes debates na Conferência. Além disso, eles se esqueceram dos 25 milhões de amazônidas que vivem em extrema situação de pobreza em uma verdade fábrica engessada, a floresta amazônica”, frisou.
Souza aponta ainda que a criação do Comitê interministerial para acompanhar as intenções propostas na Rio+20 deveria ter sido aprovado e que seria uma injeção de ânimo para os países, mas que lamentavelmente só o Programa da ONU para o Meio Ambiente, o PNUMA, foi fortalecido, sem ter se tornado agência como os líderes esperavam.

ASSUNTOS: Manaus