Siga o Portal do Holanda

Manaus

Ronda no Bairro faz parceria com escolas públicas

Publicado

em

Por

A comissão de implantação e gestores do programa Ronda no Bairro discutiram nesta manhã com os diretores das escolas públicas da zona Norte de Manaus um plano de parceria para reforçar a segurança nas áreas internas e próximas às unidades escolares. A primeira definição anunciada pela Secretaria de Segurança Pública (SSP) é a intensificação do policiamento nos horários de entrada e saída de alunos e professores.


De acordo com o secretário-adjunto do Ronda no Bairro, tenente-coronel PM Amadeu Soares, o programa já previu vigilância constante nas escolas, mas a parceria vai melhorar ainda mais a segurança. “Nosso objetivo é trazer o educador e alunos para próximo da polícia e, juntos, deixar que a escola cumpra com tranquilidade o seu papel de bem formar o cidadão, como sempre foi”, disse. Amadeu afirmou ainda que a intenção do Ronda no Bairro é criar perímetros de policiamento que acompanhe o aluno desde a saída de casa até sua chegada à escola, e na saída, o caminho inverso.

O secretário, que também é o coordenador-geral do Ronda no Bairro, disse que outra estratégia que os policiais vão adotar é que pais e responsáveis do aluno que estiver fora da escola durante o período de aula vai ser procurado para explicações. “A filosofia de policiamento comunitário envolve a participação do professor e da polícia, mas também dos pais. Como o Ronda no Bairro está próximo do cidadão, vamos ser informados pelo diretor da escola que determinado aluno está faltando além da conta”, disse Amadeu.

A partir desse encontro, a presença da polícia na reunião de pais e professores vai ser constante. O objetivo é que os gestores do Ronda no Bairro acompanhem bem de perto todos os problemas que estão afetando a segurança nas escolas e nas comunidades onde vivem os alunos. “Cada unidade do Ronda no Bairro vai fazer palestras aos alunos nas escolas, até para que eles se envolvam com o programa e possam acionar rapidamente o socorro da polícia, se for o caso”, disse Amadeu.

Para o diretor da Escola Estadual Dom João de Souza Lima, Raimundo Marinho, a presença da polícia e a segurança a partir da instalação do Ronda no Bairro melhoraram muito. “Nós já sentimos o resultado positivo com a diminuição significativa das ocorrências também nas proximidades da escola”, afirmou.

A coordenadora das escolas estaduais da zona Norte, que atende cerca de 46.200 alunos, Emília Velozo, o Ronda no Bairro já trouxe o resultado esperado. “Tenho conversado com todos os diretores e eles têm aprovado o programa. Brigas e rixas fora das escolas não existem mais, e os alunos estão mais disciplinados e se sentem mais seguros”, relatou durante a reunião.

Balanço de ocorrências

Durante a reunião no auditório da Escola Estadual Marcantônio Vilaça 2, o tenente-coronel Amadeu Soares apresentou as estatísticas de um mês de operação do Ronda no Bairro na zona Norte. A redução do total de ocorrências, comparado com o período de 30 dias anterior, foi de 21%, e no caso dos homicídios alcançou uma diminuição de 47%. “Outras naturezas de crimes também caíram bastante, como foi o caso dos furtos, com 23% a menos”, disse.
                   

NULL

+ Manaus

Para compartilhar este conteúdo, utilize o link ou as ferramentas oferecidas na página. Textos, fotos, artes e vídeos do Portal do Holanda estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral.

Copyright © 2006-2020 Portal do Holanda.