Compartilhe este texto

Professores da rede estadual da zona leste são capacitados no Avançar

Por Portal Do Holanda

12/03/2012 17h41 — em
Manaus



Com índice elevado de distorção idade-série, em torno de 23%, os alunos da rede estadual de ensino na zona leste de Manaus têm atenção diferenciada do Governo do Estado com o programa Avançar. Nesta segunda-feira, 211 professores recém-concursados pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc) receberam treinamento para o programa, que atende estudantes da Educação Infantil (a partir do 2º ano do 2º ciclo) até o 9º ano do Ensino Fundamental, na faixa etária de 9 a 18 anos, que não estão cursando a série educacional compatível com a idade.

O programa é dividido em quatro fases de ensino. As fases 1 e 2 são para estudantes da Educação Infantil, a partir do 2º ano do 2º Ciclo (antiga terceira série) acima da idade adequada para cursar a série. A terceira fase é para os estudantes com idade inadequada cursando entre o 6º e o 8º ano do Ensino Fundamental e a quarta fase é dedicada aos matriculados no 7º e 8º anos.

Segundo Maria de Fátima Freitas, coordenadora adjunta pedagógica do Distrito 5 da Seduc, que compreende as escolas da zona leste da capital, o programa Avançar aposta em uma metodologia diferenciada com foco no desempenho e autoestima do estudante. A grande curricular das séries é trabalhada de forma unificada para que não haja prejuízo ao aluno. “A carga horária e o conteúdo permanecem os mesmos, mas são trabalhados de forma diferenciada pelos professores para um aprendizado significativo que contribua para os alunos atingirem as competências e habilidades de cada fase. Focamos bastante na autoestima do aluno”, disse.

Neste ano, explicou Maria de Fátima, o programa alcançará as fases sequenciais. “Pela experiência positiva nas fases 1 e 2, em que alcançamos bons resultados, esse ano faremos a grande experiência com as fases sequenciais. É um desafio muito grande e nós daremos todo o suporte necessários aos professores para que a gente consiga repetir o êxito”, frisou.

NULL

Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: professores, Programa Avançar, Manaus

+ Manaus