Compartilhe este texto

Ministro de CT&I realiza primeira visita ao Amazonas

Por Portal Do Holanda

18/09/2012 12h28 — em
Manaus




O ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I), Marco Antonio Raupp, estará em Manaus no próximo dia 28 de setembro (sexta-feira). Será a primeira visita de Raupp ao Amazonas na condição de ministro de Estado.

Na agenda de Marco Antonio Raupp, está prevista a entrega do Centro de Dados (datacenter), que propiciará a criação de infraestrutura de cloud computing (computação em nuvem) da internet acadêmica brasileira.

O projeto é gerenciado pela Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), sendo resultado de parceria firmada, no ano passado, entre o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e a empresa chinesa de componentes eletrônicos Huawei, responsável pela doação do equipamento.

O equipamento possibilitará o compartilhamento de dados de instituições públicas ligadas ao ensino e pesquisa na Amazônia. Além disso, deve complementar a capacidade da rede multigigabit nacional, gerenciada e operacionalizada pela RNP.

Integrado ao centro de dados de Manaus, também haverá outro em Recife. Os dois terão capacidade para armazenar cerca de quatro petabytes de dados, o equivalente a quatro milhões de gigabytes – ou a capacidade de 850 mil discos de DVD.

Aumento da capacidade da RNP

Outro destaque da programação será o anúncio do aumento da capacidade de operação da rede acadêmica nacional (mais conhecida como rede Ipê). A iniciativa é outro projeto gerenciado pela Rede Nacional de Ensino e Pesquisa.

A ampliação da capacidade do Ponto de Presença (PoP) da rede elevará o nível de qualidade da Internet acadêmica no Amazonas. Com isso, serão beneficiadas atividades de pesquisa, ciência, tecnologia, educação superior e cultura.

Amazônia

Durante pronunciamento feito na cerimônia de encerramento do Fórum conjunto dos conselhos nacionais de Secretários Estaduais pra Assuntos de CT&I (Consecti) e das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap), na última sexta-feira (14), em Gramado (RS), o ministro Raupp fez questão de destacar a relevância estratégica da Amazônia para o país. “Nós temos a obrigação, toda a sociedade brasileira, de participar do desenvolvimento dessa grande região”, afirmou.

NULL

Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Manaus

+ Manaus