Mais de 90 mil pessoas no desfile militar em Manaus
Por
07/09/2012 21h09 — em Manaus
Mais de 90 mil pessoas, segundo cálculo do Corpo de Bombeiros, assistiram ao Desfile Militar em comemoração à Independência do Brasil, no final da tarde de sexta-feira, 7 de setembro, no Sambódromo de Manaus. Presente no evento, o governador Omar Aziz disse que o dia é de comemoração, principalmente porque nos seus 190 anos de independência, o Brasil consolidou sua democracia com a participação de todas as instituições e com o respeito à Constituição, incluindo nesse contexto as Forças Armadas que, segundo ele, também têm um papel importante no desenvolvimento da Região Amazônica. O governador foi ao evento acompanhado do filho Omarzinho.
"Ver o Sambódromo lotado para prestigiar as Forças Armadas Brasileiras, que têm contribuído tanto para o desenvolvimento da nossa região, é muito gratificante. E hoje é um dia especial que todos nós reverenciamos como o dia em que nos tornamos livres, principalmente porque a democracia está consolidada no país com todas as instituições fazendo sua parte nesse processo".
Ao ressaltar a importância dos militares, o governador lembrou do acidente envolvendo uma embarcação no rio Negro, ocorrido na tarde desta sexta-feira, onde a Marinha e os Bombeiros atuaram no resgate. "Uma embarcação foi para o fundo próximo à Praia da Lua e lá estão o Corpo de Bombeiros e a Marinha ajudando nesse momento". O governador disse que ficou preocupado ao ser informado de que havia 40 pessoas na embarcação, o que classificou de "uma infelicidade muito grande".
A programação no Sambódromo iniciou às 17h com o ato simbólico de revista às tropas pelo governador Omar Aziz, acompanhado do comandante militar da Amazônia, general Eduardo Dias da Costa Vilas Bôas, e demais autoridades militares presentes. Em seguida, houve simulação de salvamento de vítimas de acidente de trânsito pelo Corpo de Bombeiros e o aplaudido sobrevoo de aeronaves sobre o Sambódromo. Na sequência iniciou-se o desfile, que contou com a participação de 5 mil militares do Exército, Marinha, Aeronáutica, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Guarda Municipal, entre outros.
“Participar do desfile de 7 de setembro em Manaus é fantástico porque eu não conheço um povo mais patriota e tão entusiasmado quanto esse. Isso é uma recompensa enorme para nós das Forças Armadas”, disse o general Vilas Bôas, se referindo ao público presente ao Sambódromo, que participou animadamente do desfile, principalmente quando militares cantaram toadas de boi-bumbá e sucessos como a música Ex My Love, da cantora Gaby Amarantos.
Um dos destaques foi o desfile da Polícia Militar, que veio representada pelos policiais do programa Ronda no Bairro, já implantado em quatro zonas geográficas de Manaus e que vem reduzindo os índices de criminalidade nos bairros onde vem sendo implantado.


Mortes por Covid 19 crescem no Amazonas, mas só quando a FVS abre o armário
