Compartilhe este texto

Famílias de Itacoatiara e Autazes recebem auxílio financeiro do Governo

Por Portal Do Holanda

30/05/2012 0h20 — em
Manaus



  O Governo do Estado entregou, nesta terça-feira (29), mais uma remessa dos cartões Amazonas Solidário para as famílias afetadas pela cheia no interior. O auxílio financeiro beneficiou 6.385 famílias de Itacoatiara e Autazes. Em Itacoatiara, a entrega dos 3.047 cartões foi realizada pelo governador em exercício, José Melo, e a presidente do Fundo de Promoção Social, primeira-dama Nejmi Aziz.

Esta é a terceira etapa de entrega do cartão para os municípios em situação de emergência, contemplando mais de 16 mil famílias em sete municípios. Além de Itacoatiara e Autazes, o cartão chega às famílias de Manacapuru, Boa Vista do Ramos e Nova Olinda do Norte, além de Careiro da Várzea e Barreirinha, que estão em estado de calamidade pública.

O auxílio no valor de R$ 400 poderá ser empregado na aquisição de alimentos, remédios e outros mantimentos de primeira necessidade. É um recurso importante para quem perdeu tudo com a enchente, afirma o agricultor Paulo Barbosa. “Eu perdi tudo. Como eu, tem muitas pessoas nessa situação. Esse cartão é uma ajuda valiosa para esse momento que a gente está vivendo”.

A primeira-dama do Estado, Nejmi Aziz, reforça que a prioridade determinada pelo governador Omar Aziz é amparar as famílias permitindo assistência imediata com os cartões Amazonas Solidário e a ajuda humanitária distribuída pela Defesa Civil. “A prioridade é ajudar as pessoas porque elas, nesse momento, estão dependendo dessa assistência. Queremos chegar a todos, com agilidade, da melhor maneira possível. Essa é uma preocupação do governador Omar Aziz: proporcionar melhor qualidade de vida para as pessoas”, destacou.

Em todo o Estado, mais de 130 toneladas de ajuda humanitária com cestas básicas, remédios e kits de higiene já foram entregues pela Defesa Civil desde o início do período de cheia dos rios, alcançando 37 cidades em situação de emergência. Com esta terceira etapa de distribuição do auxílio do Amazonas Solidário, o Governo do Estado completa  49.631 famílias atendidas em 31 municípios. Cerca de duas mil pessoas estão trabalhando para auxiliar as ações da Defesa Civil Estadual nos 50 municípios em situação de emergência e nos três em situação de calamidade pública por conta da cheia.

Segundo o governador do Amazonas em exercício, José Melo, um novo cadastramento das famílias será feito para atender a todos as pessoas vítimas da cheia, mas a preocupação do Governo Estadual já se volta para o período de vazante, quando o risco de proliferação de doenças é maior.

“O nosso planejamento é auxiliar as famílias com financiamento, distribuição de sementes, mudas e implementos agrícolas, além do socorro na área de saúde por conta das doenças recorrentes. Estamos começando a mobilização para fazer chegar os medicamentos e o financiamento para os produtores nos lugares onde o rio já está baixando como o Alto Juruá, Alto Purus, Alto Madeira e Alto Solimões”, afirmou

NULL

Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Manaus

+ Manaus