Câmara Criminal liberta acusados de tráfico e manda fazer correição nas VECUTEs e Ministério Público
Manaus ( Portal do Holanda) - A Primeira Câmara Criminal do Tribunal de Justiça do Amazonas concedeu habeas corpus a Edvaldo Bulhão Lima e Ronairon Moreira Negreiros, presos na Operação Tentáculos sob a acusação de associação para o tráfico, e determinou correição nas varas especializadas em crime de tráfico de entorpecentes e no Ministério Público, que teria contribuido para um quadro de desrespeito à lei.
Os desembargadores entenderam que a demora "desmesurada no oferecimento da denúncia não pode ocorrer em prejuizo dos pacientes, ainda que haja vários co-réus no polo passivo da ação. Eles também determinaram que a correição se estenda ao Ministério Público do Estado do Amazonas " que foi o causado da ilegalidade praticada contra os réus".
O habbeas corpus foi impetrado pelo advogado Christian Naranjo de Oliveira, presidente da Associação dos Advogados Criminalistas do Amazonas, contra o juizo da primeira Vecute, que não julgava os processos no prazo legal, ferindo direito dos pacientes.
Naranjo já havia levado o caso ao Conselho Nacional de Justiça e partiu dele a denúncia que resultou na revogação de portaria que dava superpoderes ao então juiz da 3a Vecute, Mauro Antony.
A decisão da Primeira Câmara Criminal abre um buraco na Operação Tentáculos e pode resultar em mais decisões favoráveis a outros acusados presos ano passado sob a acusação de tráfico e ou associação para o tráfico .

ASSUNTOS: Amazonas