UEA promove conferência internacional de educação de ciência
De 22 a 25 de outubro, Manaus sediará a primeira edição da Conferência da Associação Latino-Americana de Investigação em Educação de Ciências. O evento tem como tema “Aprendizagem Ativa na Educação de Ciências” e contará com várias atividades, entre elas palestras, debates e apresentações de trabalhos acadêmicos. O evento terá a participação de 300 participantes de vários países, entre eles Chile, Venezuela, Equador, México, Colômbia, Cuba, Costa Rica, Espanha, França e Portugal, e deverá acontecer no auditório da Assembleia Legislativa do Estado.
De acordo com a presidente da Lasera 2013, Josefina Barrera Kalhil, a ideia da conferência surgiu após conversa da pesquisadora, professora da Escola Normal Superior da Universidade do Estado do Amazonas, com o coordenador da Sociedade de Ciência do México, Cezar Eduardo Mora Ley. “A América Latina não possui uma rede de pesquisadores organizada. Apenas a Europa tem essa organização e nós percebemos a necessidade de criá-la”, explicou Kalhil.
A pesquisadora informou que o evento está sendo organizado pela UEA em parceria com a Universidade Nilton Lins; o Instituto Politécnico Nacional e o Instituto de Educação em Ciências, ambos do México; a Universidade Pedagógica da Colômbia; a Rede Latino-Americana de Educação em Física; a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas; e a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Ensino Superior.
Kalhil destacou que o encontro tem o objetivo de reunir professores e investigadores latino-americanos que lidam com o ensino de ciência em todos os níveis escolares para trabalhar em projetos acadêmicos internacionais. “O intuito é desenvolver a educação das ciências na América Latina”, ressaltou a professara.
Projetos de pesquisa – Até a última sexta-feira a coordenação do evento já havia recebido 100 projetos de pesquisa em educação de ciência nas áreas de Física, Química, Biologia e Matemática, de participantes de vários países como Chile, Venezuela, Equador, México, Colômbia, Cuba, Costa Rica, Espanha, França e Portugal.
Lançamento do Centro Virtual – Segundo Josefina, os melhores trabalhos serão publicados na revista latino-americana de pesquisadores em ciência. Além das atividades acadêmicas, durante a Lasera 2013 será feito o lançamento oficial do Centro Virtual de Investigação em Educação de Ciências. Os detalhes do lançamento serão definidos durante o evento.

ASSUNTOS: Manaus