Compartilhe este texto

UEA forma grupo de trabalho para integrar Academia e sistema produtivo no AM

Por Portal Do Holanda

18/12/2014 20h26 — em
Amazonas



A UEA organizou o grupo de trabalho com a Fapeam e o Centro das Indústrias do Amazonas (Cieam) para pensar políticas de integração entre o sistema produtivo e a Academia.

O grupo busca priorizar iniciativas para ampliar a presença de alunos de graduação e pós-graduação da UEA em estágios de formação no Polo Industrial de Manaus (PIM) para melhor alinhar o perfil dos cursos e o número de egressos nas áreas de Tecnologia, Engenharias, Gestão, Direito e demais áreas do conhecimento, além de assuntos correlatos.

O reitor da UEA, Cleinaldo Costa, destacou a importância da aproximação. “Há um descompasso entre o que a Academia forma e o que a Indústria precisa. Precisamos ajustar isso”, afirmou Cleinaldo durante o evento com representantes das instituições, gestores de Ciência, Tecnologia e Inovação (CTI), Indústria e Setor Produtivo.

Segundo ele, os cenários poderão oferecer alternativas de crescimento de um lado, as áreas de mineração, indústria naval, bioindústria, agroindústria e agropecuária e, de outro lado, impulsionar parcerias para assegurar a infraestrutura de mobilidade física, de energia de digitalização.

“Queremos trazer o que mais nós temos de produtivo na Universidade, o que é o nosso interesse no momento. Precisamos buscar os meios e os instrumentos para que a parceria com a Indústria aconteça. A Zona Franca passa por um terceiro momento de oportunidades. Queremos devolver para a sociedade o que a sociedade devolve para nós. Criamos esse grupo para somar”, afirmou.

O diretor da Fieam, Nelson Azevedo, afirmou que a ideia é somar a mão de obra com as ações desenvolvidas na Universidade. “Que nós possamos nos reunir para fazer essa união acontecer. Vemos isso como uma oportunidade de somar e possibilitar a mão de obra voltada para a sociedade”, disse.

De acordo com o presidente do Cieam, Wilson Périco, muito se vende como legado deixado para a população. “A indústria amazonense mantém a Universidade do Estado. Se nada se iniciar agora, nosso país corre o risco de ser o próximo motivo de embates entre países e a questão da água, por exemplo.” disse.

Para a diretora-presidente da Fapeam, Maria Olívia Simão, é preciso focar na formação intelectual. “Precisamos ter um modelo estratégico sobre o que podemos ser. Podemos ser uma excelência no modelo nacional para discussão sobre o tema. Parabenizo a gestão superior a olhar a UEA além dos muros”, disse.

A primeira reunião do grupo de trabalho aconteceu nesta segunda-feira (15). O encontro foi realizado na sala do Conselho Universitário da UEA, localizado no prédio da reitoria da instituição.

Sobre o grupo

O Grupo de Trabalho UEA/ Fapeam/Fieam/Cieam foi constituído para pensar políticas de integração entre o sistema produtivo e a Academia. Trata-se de, com base na visão de futuro, delinear novos cenários econômicos para o estado com as decorrentes demandas de formação e qualificação de pessoas de nível técnico avançado e superior.


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Manaus, UEA, Amazonas

+ Amazonas