UEA incentiva esportes com criação dos Jogos Universitários

Por Portal do Holanda

02/12/2014 19h38 — em Amazonas

O reitor UEA, Cleinaldo Costa, ressaltou, durante a abertura da primeira edição dos Jogos Universitários da UEA (JUNIUEA), realizada na noite de segunda-feira, 1º de dezembro, na Arena Poliesportiva Amadeu Teixeira, que esse é um grande passo da instituição no incentivo ao esporte. “É um momento histórico para nós, de muita felicidade, mas, sobretudo, é o momento do esporte com sua união, integração, busca do objetivo e do competir saudável”, destacou.

O evento foi criado para fazer parte das comemorações dos 13 anos da UEA, mas será permanente no calendário de atividades da instituição, tanto que a programação de 2015 já está sendo estudada. “Nesse primeiro momento, nós fizemos o evento nas condições que possuímos, mas já estamos trabalhando para a programação do ano que vem ir mais longe do que a deste ano”, disse.

A solenidade de abertura do JUNIUEA contou com a participação das delegações que irão competir no evento, que prossegue até o próximo dia 10 (quarta-feira) de dezembro. As competições abrangem 16 modalidades esportivas: atletismo, basquetebol, ciclismo, corrida pedestre, dominó, futebol, futsal, handebol, jiu-jítsu, judô, natação, queimada, tênis de mesa, voleibol, vôlei de praia, xadrez, torneio de torcidas, além da competição das musas da UEA.

Entre os locais que sediarão os jogos, estão os estádios Carlos Zamith e Ismael Benigno (Colina), Restaurante Universitário (RU) da ESA-UEA, quadra da EST-UEA, Ifam-Centro, Ginásio Renê Monteiro, piscina da Vila Olímpica e Ponta Negra, em Manaus.

Participação

Segundo o coordenador do evento, o professor de Educação Física Jefferson Jurema, cerca de 700 alunos da capital e de 22 municípios participam dos jogos. “Nós temos 511 alunos do interior que estão recebendo todo o apoio na alimentação, hospedagem e transporte para que possam ter chances de competição”, afirmou. Os estudantes estão alojados na ESA e na Vila Olímpica.

A estudante Laet Ferreira, 19 anos, do curso de Educação Física da UEA de Itacoatiara, veio competir na modalidade jiu-jitsu e está animada com a sua participação no evento. “Estou achando muito bom. Nós já somos vencedores por ter vindo de lá para participar dos jogos. Nós estamos acostumados a acompanhar tudo pela televisão e agora nós temos a oportunidade de estar aqui”, disse.

 

Corrida pedestre

Também faz parte da programação de aniversário da UEA, a 1ª Corrida Pedestre Carlos Eduardo de Souza Gonçalves, que será realizada no dia 10 de dezembro, no encerramento do evento. O percurso terá 10 quilômetros com saída no chafariz da Ponta Negra. O início da corrida está previsto para 20h.

 

As inscrições podem ser feitas na coordenação do curso de Educação Física, situada na ESA-UEA, localizada na avenida Carvalho Leal, nº 1.777, bairro Cachoeirinha, zona sul. Outras informações podem ser obtidas por meio dos telefones 98251-8572, 99134-7400 e 98407-2567.